sábado, 1 de novembro de 2008

DIA DOS MORTOS!


2 de Novembro!
Dia de finados.Dia de comparecermos diante dos tumulos, das tumbas de nossos ante-queridos, para relembra-nos e prestar nossa homenagens, á aqueles que nos precederam, na volta a pátria espiritua.
Os cristãos rezam seus mortos desde o primeiro século da era cristã.O costume de então era ter um dia especifico para lembrar os mátires da perseguição romana.No século quarto a igreja cristã institui o dia dos mortos, e no século seguinte ja encontramos em sua liturgia, neste dia as rezas pelos mortos que se foram, e não eram lembrados pelos seus familiares.
No século onze, oa papas : SilvestreII (1009),João XVIII(1009), LEão IX(1015) obrigam seus fiéis a prestarem culto e rezas em um dia por ano aos seus mortos.
O dia 2 de Novembro nasceu oficialmente no século XIII.
Neste dia nós nos, arumamos e vamos enfeitar com flores os tumulos de nossos ante-queridos, la acendemos velas e rezamos.
Mas, está certo você rezar pelos seus apenas no dia de finados?
NA verdade deveríamos rezar, pelos nossos mortos quase todos os dias de nossa vida.
Quando alguém morre, passa de uma dimensão a outra, e isto lhe causa um tremendo choque; outro n~so é o motivo pelo qual os mentores espirituais, mantém colonias espirituais, com uma aparencia igual, ou semelhante as cidades e casas mortais.
Diante deste choque, o espírito sofre e necessita reorganizar suas lembranças e vida, diante de uma realidade muitas vezes diferente da que viveu.
As lágrimas dos seus familiares que ainda vivem na carne, lhe causam atraso e sofrimento.
Muitas sociedades milinares, ainda presentes nos dias de hoje tomam, diante da morte e do nascimento atitude contrária a que nós ocidentais tomamos:
-Choram, quando alguém nasce e ficam alegres quando alguém morre.
Pode parecer horripilante, mas quantos de nós acreditam na vida após a morte?
Em sua grande maioria, o homem cre que há vida após a morte do corpo físico.
No dia de finados a uma grande movimentação tanto espiritual, quanto material nos nossos cemitérios.
Espiritualmente falando, os mentores espirituais tomam medidas para resguardar seus protejidos, especialmente s espíritos mais fracos, e fácilmente imprecionáveis.A eles dão conselhos e água fluida visando aumentar o nível de segurança em seu corpo espiritual.
Nos cemitérios de nossas cidades os espiritos guardiões destes locais ,recebem intruções e reforço no número de espíritos que trabalharão neste dia.
Os vivos se preparam e refletem em suas lembranças os momentos vividos em companhia daqueles que ja não mais tem corpo físico. Sinal de que eles estão por perto.
Uma pergunta:
-Você deixa teu pai, num asilo, e não mais vai visita-lo até sua morte.Você acha certo?
Se você respondeu , não, então saiba que a mesma coisa é válida para aqueles que viajaram mais cedo...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Chupa Cabras!

Muito se tem dito a respeito do chupa cabras, pouco no entanto tem sido apurado, hoje vamos falar deste fenomeno horripilante chamado chupa cabras!
Afinal, o que tem a ver chupa cabras com a umbanda?
Nada! Mas a minha indole de filho de Xango, sempre buscando respostas , me leva a raciocinar sobre o caso, e a compartilhar estes raciocinios com vocês!
Fas parte da natureza dos filhos de Xango ficar buscando respostas para o ineplicavel, é algo mais forte que nós, ta na nossa natureza...
No entanto vou me pautar esclusivamente pelos fatos verdadeiros expostos até aqui sobre o chupa cabras.
Várias pessoas publicam máterias sobre tal assunto, falam muitas coisas mas não tem , respeito pela verdade, isto é falam, publicam sem conhecer o assunto.
Também não conheço o assunto a fundo mas tenho me pautado por aquilo que acho ser verdadeiro, ademais tenho visto tanntas coisa neste mundo de sobrenatural, que não dúvido de mais nada.
Oficialmente o chupa cabra surgiu em 1970 em Porto Rico, devido ao aparecimento de várias cabras mortas em condições estranhas ,e inexplicáveis, alias inexplicáveis até hoje, pois a posição oficial não satifez ninguém.Seu primeiro nome não foi chupa cabra e sim VAMPIRO DA MOCA , devido ao fato dos animais aparecerem com um orifício no pescoço e sem uma gota de sangue no corpo, mais tarde recebeu o nome de Chupa cabras, no Brasil, pois em Porto Rico o chamam de Chupa Chupa.
Apesar de não se ver noticias sobre este ser sobrenatural, ele ainda ataca e tem pessoas que ja se tornaram caçadores do chupa cabras, os relatos em cidades e localidades interioranas, tem uma certa frequencia, e se tivessem notificações mais precisas diria-se que ele sai de Porto rico e chega com o tempo a Sao Paulo voltando posteriormente.
Além destes fatos, ha também relatos de aparecimento de seres monstruosos e de ovnis que são avistados posteriormente ao fenomeno de aparição deste impecavel predador.
As caracteristicas do ataque:
1-A ocorrencia se dá geralmente a noite, o que me leva a pensar que os relatos de vampiros podem ser reais.Você não acredita em vampiros eu também não acreditava, mas saiba que o criador de Drácula era ocultista, maçon segundo eu soube e membro da Aurora dourada, sociedade secreta inglesa.Por isto eu não dúvido que eles existam.Se não aqui, no mundo espiritual, lembre-se que um obsessor nada mais é que um vampiro, a se alimentar das energias de um ser encarnado ou não.
Ausencia de barulho ou de agitação dos animais, pode ser que eles não tenham medo de tal ser; ou então ficam de tal modo apavorados que não emitem ruido algum.Lembre-se que muitas pessoas sob determinado estado de pavor ficam mudas e paralizadas.
Ausencia de marcas no solo ou na vegetação, que indiquem luta, as vitimas ficam paralizadas ou docéis demais.Quem sabe hipinotizadas não seria a palavra certa.
Ferimentos ou incisões nos pescoços das vitimas .
Ausencia de sangue nas mesmas vitimas.Há um caso interessante de um homem no Brasil vejam no site.
Ausencia de sangue no exterior dos ferimentos.
Remoção de alguns órgãos.
Remoção dos fetos, em um dos caos no Brasil.
Vários animais mortos ou atingidos no mesmo local e na mesma noite.
Precença de seres horripilantes nos locais das aparições.
Observação de OVNIS nos locais nas noites que antecedem e nas noites posteriores ao ataque.
As explicações que são dadas, não me parecem possiveis, no entanto para que todos tirem suas conclusões aqui as coloco.
Ataquede cães raivosos.
Ataque de predadores, como onça, puma, lobos etc..
Ação de animais mutantes ainda não conhecidos do ser humano(possivel, lembre-se que na amazonia há algumas tribos que o homem civilizado ainda não conhece).
Alucinação devido aos nervos da população.
Exagero devida a falta de instrução, realmente não é verdade, eu testemunhei algo parecido na localidade de Três Passos , cidade de Nicolau Vergueiro perto aqui de Passo Fundo, ademais tem muito estudiosos revirando o assunto.
Seja qual for a explicação os casos se avolumam e as noticias em algumas localidades do interior são alarmantes especialmente em Porto rico.
Eu fico aqui a tão logo seja possivel, também vou ao encalço do Chupa Cabras, meu sangue de filho do grande orixa da justiça e do estudo me chama, e algum dia eu vou verificar in loco as EXTRAORDINÁRIAS HISTÓRIAS DO CHUPA CABRA.
Acessem o site da União de pesquizas ufológicas do Piaui, foi o site que mais me deu informação, a respeito.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

DIA DOS PAIS!

Neste dia dos pais, quero homenagear meus pais!
Homenageio meu pai Xangô, que do alto de sua pedreira, me protege e ajuda os meus caminhos, me livrando, das desditas da vida.Ele ve e corre , em meu caminho, afastando as maldades de meus inimigos, pode eventualmente estar brabo, mas logo se calma e me afaga com carinho que ele sabe me dar!
Homenageio, meu pai carnal, senhor Angelo Moreira, que eu mal conheci, pois morreu quando eu tinha dois anos de idade.Tenho certeza que le aonde estiver confia em mim, e me ama , e que nos meus momentos de angustia se angustiou comigo...
Homenageio, meu pai caboclo; o seu cobra coral.Coube a ele a dificil tarefa de me afastar das drogas e do mau caminho, teve trabalho este bom caboclo...
Homenageio, Pai Gregório da Bahia, que com sua calma e paciencia me ensinou os caminhos da mágia...
homenageio também o ,pai desempregado, que nem vai comemorar por estar preucupado com sua familia...
Homenageio, o pai desiludido da vida, pois ve seu filho entregue a criminalidade e as drogas, ele certamente não terá dias dos pais...
Homenageio, o pai trabalhador, que neste dia certamente estará ao lado de seu filho, que sente orgulho do pai que tem...
Homenageio, o pai pobre, pois apesar de pobre ele dá a vida por sua familia...
Homenageio, o pai rico, pois tenta ensinar seu filho que a riqueza só tem valor, com amor no coração...
Aos outros...
Aos outros peço a Deusque abençoe , da mesma forma, pois:
O pai que não conhece o filho, não sabe o tesouro que está perdendo...
O pai que não ama o filho, não sabe a cobrança que a vida lhe reservará...
O pai que não tem tempo para sua familia, não sabe o tempo que perdeu...
A todos o meu fraternal saravá!
Que Deus, Tupã, Zambi Apongo,Obatalá, Allá, Odim etc...Não importa o nome que le dê, abençôe a todos nós.
A ti pai de misericórdia,meu muito obrigado, por tudo que me dás...
Pai Everaldo DE Xangô!

Vida religiosa e espiritual!

O inicio é sempre o mesmo; as coisa dando errado, a saúde indo mal; brigas dentro de casa; desemprego, etc...
Quando você ve a água chegando até seu pescoço você, vai a procura de algo mais, e a não ser que você seja evangélico, este algo a mais é um terreiro; umbanda, batuque, candomblé, pajelança, catimbó, não importa, você entra e pede ajuda.
Geralmente quem, nunca pisou em um terreiro vai em un horário fora dos dias de sessão, ai então joga cartas ou búzios, e fas um trabalho para abrir seus caminhos, as coisas dão certo e você, começa a frequentar este terreiro.
Outras vezes ao comentar com uma amiga, ou um amigo, que as coisas estão dando errado, ele ou ela, diz algo mais ou menoz assim:
"-Olha eu conheço a mãe fulana de tal, ela entende muito da vida, você não quer fazer uma consulta com ela, para mim ela foi maravilhosa..."
Você vai, e realmente as coisas começam a caminhar, e como em time que está ganhando não se mexe, você continua lá. Frequenta as giras da casa, toma seu passe, fas seu descarrego, e contribui com a casa de alguma maneira.
Um belo dia o preto velho da casa(poderia até ser um caboclo),ao te dar um passa, lhe diz:
"-Fia! Você tem de botar uma roupa branca e vir girar com o véio."
Há é tudo que você queria, e sem pestanejar você coloca a roupa branca, e vai girar na sessão,
e depois disto vais conversar com a yalorixá, fas seu batismo, logo adiante você encara um cruzamento e com ele ,um amaci.
As coisa progridem, e você avança dentro da umbanda, e começa a tomar peito das situações, que envolvem o dia a dia de um terreiro, começa também a fazer suas cobranças, suas cobranças envolvem, sua vida, sua yalorixá, seu babá.
Os rituais se sucedem e quando você ve, ja tem um terreiro e filhos de santo...
e somente então você, vai notar o quanto é dificil a vida de uma yalorixá.
Encontrarás então em teu caminho, filhos relapsos, filhos que ,cobrarão de você o seu sangue, o seu suor e suas lágrimas...
Mas que nada, apesar, disto tudo você ama esta religião, e no fundo se sente bem com as cobranças...
È você é mais uma yalorixá...
E é mais uma responsavel pelo bom nome da umbanda...

sábado, 26 de julho de 2008

DEUS!!!

Diz o genesis, o primeiro livro da Biblia sagrada, que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, diz mais ainda, que ele nos fez homem e mulher.
Vamos levantar polemica?
Eu acho que isto é bem discutivel, vocês não?
Vejam que se ele , criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, ele errou em alguma coisa...Brincadeira...
Mas é certo pensar, que Deus é homem , ou foi homem de carne e osso como nós?
Afinal, Se somos sua imagem e semelhança, aonde fica a iamgem da mulher?
Estaria Deus efetivamente sózinho a época que criou o homem e a mulher?
Será que ele não estaria acompanhado?
Será ele um ser hemafrodita, e se dividiu, para nos criar?
será?
Pergunte a qualquer um, qual a imagem que ele fas de Deus, e ele te dará está resposta:
-Um senhor de barbas brancas e longas...
Prefiro pensar que Deus é uma força , presente no universo, e que está força, atua em nossos caminhos, ela não culpa ninguém, deixa que nós e nossa conciência se encarreguem disto, por isto é que muitas vezes nós, nos sentimos culpados com algo, que fazemos ou dissemos.
Ela não castiga.Simplesmente deixa que nós e nossa conciência, sejamos nossos próprios algozes.
Está força unipresente dentro de cada um de nós, atua em nossos caminhos com uma sutileza, que muitas vezes, nós não notamos...
A está força dou o nome de irradiação divina ou materia primordial, ela deu forma ao homem e ao universo, da mesma materia um do outro, apenas um ele deu uma forma e ao outro deu uma outra forma, mas a matéria é a mesma, querem uma prova disto, desenterrem um defunto, ou participem de uma exumação, verão que do corpo sobra somente pó...
Alguns de nós conseguem, se utilizar desta força e irradiação divina, outras não.O porque disto?
Alguns são positivos e por isto se utilizam desta energia, outros são negativos, e por isto não sabem utiliza-la.
Ademais pensem...
Pensar resulta, em energia.
Falem.
Falar resulta também em energia.
Portanto somos feitos de pura energia.
Deus não é bom nem ruim, bom ou ruim somos nós.
Deus é simplesmente Deus...
Imagem e semelhança de Deus?!
Não me parece!
Não vejo ele, fazendo maldade por ai!
A maldade vem do ser humano.
Ser humano?
Não deveriamos ser chamados de ser humano.
Por quê?
Porque não são os animais que deixam suas crias em latas de lixo, como ocorre aqui em Passo Fundo.
Mas isto é matéria para outro dia.
Deixo com vocês meu fraternal saravá!
Mestre lux e Tenebris!

sábado, 19 de julho de 2008

PAI GREGÓRIO DA BAHIA!


Eis ai um grande trabalhador das lides umbandistas!
Ja dizia minha mãe de santo, de saudosa memória:"todo preto velho depois da meia noite vira pra exu..."
Bem se a história é verdadeira , eu não sei, pois procuro não desafiar a sabedoria popular.
O que eu sei é que este preto velho , calmo como só ele, tem cara de santo e não de exu...
Umas das primeiras entidades, a incorporar neste médiun, é sempre motivo de alegria, quando as pessoas , sabem que ele vai vir ao mundo fazer sua caridade.
Arcado, pelo sofrimento e pelo peso da idade, pois ele diz que morreu com cerca de noventa anos, chega sempre quando as coisas precisam se acalmar e tomar novos rumos.
Prefere ao se incorporar em seu médiun. se apoiar em sua bengala, e receber seu pito, seu cachimbo, para relembrar os tempos de terra.
Usa preferencialmente guias de lágrimas de nossa senhora a que ele chama de rosário de pai preto.
Qual a primeira coisa que ele fas ao chegar a terra?
Olhar os pés de seus filhos de terra para ver se estão de pés no chão, e dar umas bengaladas em alguns que ele acha que estão em dívidas com alguma coisa.
Pai Gregório , gosta muito de ouvir histórias e causos ao término de seus trabalhos, mas se elas não chegam, ele mesmo as conta, como um velho vovô, conta aos seus nétinhos.
Em determinada sessão o bondoso preto velho conta umas passagens de sua vida:
Nasceu escravo em uma senzala nos confins bahianos, viveu a cata de cacau e cana de açucar em sua vida, e quando veio a lei Aurea ele estava velho demais para aproveitar a liberdade e conseguir seu sustento, então foi viver com os padres que o utilizavam para tirar esmolas nas saidas das missas, nem tudo foi ruim, ressalta, pois ele aprendeu muitas rezas e orações com os home de batina preta.
Pai Gregório não , gosta de fazer maldades, mas as desmancha como ninguém, grande rezador, ele preza muito seus aparelhos, "pois servem, para ele descontar seus erros, e ajudar os outros".
Suas comidas preferidas: bolo de milho ou de fubá, café preto sem açucar, vinho tinto suave, rapadura de coco, mel, revirado, e chá de cacau.
Quem quizer lhe dar uma oferenda, deixe algumas destas coisas , na escadaria de uma igreja(não acho boa idéia)ou embaixo de uma árvore solitária no campo, pois o bom velhinho gosta de ficar sentado ali meditando e vendo seus filhos passarem.
Pai Gregório
Ouve a mente de teu filho
proteje aqueles que estão angustiados
mostra-lhes as soluções para seus problemas
e abençoa a minha familia
Ao deixar a oferenda reze um pai nosso, ele acompanhará você nesta oração e você se sentira mais confortado e verá que tudo vai melhorar.
Pai Everaldo de Xangô

terça-feira, 8 de julho de 2008

A graça da vida!



Passaram-se seis meses...
Seis meses de uma feliz união...
E de repente , uma noticia...
Com as bençãos de Xangô e Yemanjá, ela está grávida...
Ha um ponto, cantado nos terreiros de umbanda, que é mais ou menos assim:
Foi de Oxalá a ordem suprema
mãe Yemanjá
quem mandou
meu pai Xangô
escreveu la na pedreira
pai Ogum cumpriu a ordem
pai Oxóssi confirmou...
E segue o ponto...
Me lembro dele neste momento...
Antevejo o mundo espiritual, a festa em aruanda...
Mais um ermãozinho, renascerá, e terá a oportunidade de queimar seu karma.
Assim é a natureza...
Mercurio trás o vento em sua passagem, e com ele derruba frutos, e folhas.
Os frutos apodrecerão e as folhas servirão de cobertura no inverno, para que as sementes, apodrecidas e fertilizadas viguem no seio de gaia.
Apolo em seu renascimento fara o resto; e mais uma vida se renova, para alegria da natureza.
Alegria pela renovação da vida em sua perpetua ação.
Sou um mago...
E como tal aprecio a renovação da vida em toda a sua plenitude...
Deito-me, e enquanto me preparo para o sono reparador, meu espirito se liberta, é a chamada viagem astral, ou desdobramento...
Meu espirito se encontra , com outros espiritos, estes ja desencarnados...
La se encontra mãe Julieta Santana, a se alegrar com minha felicidade.
Minha mãe Alda Dilce da Oxum vem ao meu encontro, recebo um abraço cheio de afeto e carinho.Hoje sou convidado de honra.
Meu espirito vaga ainda um pouco mais...
Seu Cobra Coral, vem ao meu encontro, emocionado lhe conto a boa nova... Besteira, ele ja sabe... E não é pra menos, ele lógicamente foi o primeiro a saber, ainda antes de mim, bem como todo o resto deles.Eles se alegram. não com a notícia mas sim com minha alegria.
Sou convidado a passear com ele pelo mundo espiritual.
a minha frente, diante de meus olhos surgem visões dos fatos ocorridos...
Me dou conta...
A vida fora daqui continua no seu ritmo de sempre.
Estou as voltas com mais uma demanda na porta de minha casa, é hora de proteger ela e a criança, que vai nascer...
Todos fizeram e fazem a sua parte é hora de eu fazer a minha!!!
Mas embora a alegria seja, toldada pela disciplina espiritual e pela preucupação com estas almas perdidas nos meandros da mágia, nada ,me impede de comemorar tal noticia...
ELA ESTÁ GRAVIDA!!!
VOU SER PAI!!!
QUE MÁXIMO!!!
Mas é hora de cuidar das demandas, hora de ir ao encontro de meu exu.
Lá , num piscar de olhos me encontro, ele veste-se de preto , tem em seu peito um adorno que não consigo descifrar, parece ser de ouro, uma marca se sobresai em seu pescoço, parece ter sido cortado...Me olha com um olhar de desdem, como a me dizer, algo jocoso. Este ar eu conheço, ele tem culpa no cartório.
Pego suas ordens, é ordens, pois ele manda e não pede, me dis que eu é que preciso dele, e não o contrário.
Tudo bem!
Ele é assim mesmo.
É hora de voltar...
Antes de sair daqui vou rezar, pois me lembro que aqui existem, muitas almasque necessitam de luz e amparo.
Rezo por elas e por mim mesmo...
Agora longe do calor, daquele momento rezo de novo:
Pai,
Amado pai, misericordioso e justo!
Muitos são os teus caminhos, insondaveis os teus designios,
não sei o que espera la adiante!!!
Só sei que estou muito feliz,
e está felecidade devo a ti.
Muito obrigado pai pela dádiva da vida.
Dá-me no entanto sabedoria para ser bom pai,
melhor amigo
e ótimo filho...
A ti meu pai Xangô,
a quem tenho a honra de te-lo em camutue, da-me tua razão e equilibrio em minhas descisões...
A sagrada Mãe Yemanja, meu pedido de proteção não pra mim...
Mas para minha amada Salete, que em seu ventre carrega a semente da sagrada renovação.
Xangô senhor do karma,
Alivia o karma deste bendito,
que ainda não nasceu,
mas, se nos designios divinos,
eles não podem ser poupados,
então torna-o forte como é sua santa pedreira,
amoroso como é mamãe Oxum,
Cristalino como pai Oxalá,
paciente como mãe Yemanjá,
sábio como meu pai Oxossi,
e não se esqueça de fazer dele um bravo, como pai Ogum,
assim pai de grande sabedoria e justiça,
ele suportará todas as vicissitudes da vida...
Pai Everaldo de Xangô!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Uma boa gira?!


O que é necessário para uma boa sessão?
Não é preciso muita coisa, apenas boa vontade, por parte de todos os presentes sejam eles, médiuns ou não. Apesar disto muitas pessoas, ainda tem muitas dúvidas quanto ao trajeto normal que deveria seguir uma gira de umbanda. Para estes aqui vai umas dicas de como proceder, em meio de uma sessão.
Antes da gira propriamente dita:
_Banho de descarrego.
Todo médiun , bem como todo aquele que frequenta uma gira de umbanda, deveria tomar um antes de ir ao terreiro.Considere que mesmo que você não tenha o costume , é de bom tom te-lo. Ao andar na rua, ao entrar em contato com outras pessoas nós adquirimos destas pessõas suas cargas, e quantas vezes nós entramos em lugares carregados de fluidos nocivos, quantas vezes entramos em banheiros públicos e nos enchemos de cargas e larvas astrais?
Considere isto tudo e pese os fatos, veras que um banho é mais que necessário.
Se vais girar, muito bem, se não vai melhor ainda, pois o trabalho dos guias será mais fácil, e para você terá mais proveito.
Note que qualquer banho serve, mas se você quizer podemos te dar umas dicas:
1-Não utilize sal grosso, ele ao contrário do que se pensa, não descarrega, apenas atrai bons fluidos, e bons fluidos em corpo sujo astralmente, não resultam em nada.
2-Ao invés de ferver as ervas , macere, isto é esfregue entre ambas as mãos, isto tornará seu banho de descarrego mais potente do que se fosse fervido.
3-Ao macerar as ervas não pense em outra coisa a não ser o seu beneficio , assim você estará fluidificando seu banho e tornando ele mais eficaz.Ao fazer seu banho fuja das conversas e das distrações que só vão atrapalhar.
4-Ao terminar de fazer o banho recolha os restos de folhas que ficaram, devolva-os a natureza agradecendo ao orixa Ossanhe o beneficio que ira obter, lembre-se que a natureza é uma dádiva que Deus pos ao nosso alcance.
5-Não faça o banho logo que terminar a maceração deixe que a água descance pelo menos uns dez minutos, enquanto isto relaxe, pois um bom banho deve ser relaxante e principalmente calmo.
6-Ao tomar seu banho não tenha pressa, faça-o com calma aproveitando cada minuto.
7-Ao fazer o banho mentalize a entidade ,a qual destina-se o mesmo, faça seus pedidos e sinta-se bem.
8-Não se seque , deixe que seu corpo seque por si.
9-Coloque , ao se vestir uma roupa clara.
Algumas dicas de banhos:
Para abrir caminhos:
Macere Arruda, guiné, alecrim, alevante, quebra os males, adicione depois meio copo de vinho e uma colher de açucar, faça seu banho e ofereça ao destranca rua pedindo ajuda.
Para achar um amor:
Faça um saquinho de lã, com um pano branco e dentro coloque Arruda, guiné e alecrim.
Enrole o sabonete no saquinho e reze enquanto toma banho:
Arruda, guiné , alecrim, que seu cheiro traga um amor para mim.
Boa Sorte!!!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

MEIO AMBIENTE!


Atenção umbandistas!!!
Nossa matas estão sendo destruidas...
Nossos rios poluidos...
E nossos animais de nosso meio ambiente, sendo mortos...
E o umbandista como sempre, deitado em berço esplendido...
Para aqueles que só abrem a boca para me criticar, ai vai um puxão de orelha...
Você que me acha um bobalhão metido a esperto, saiba que dependes da natureza em teu terreiro.
com os rios poluidos aonde cultuaras tua mãe Oxum, tua mãe Nanã, teu pai Xangô???
Com está depredação das nossas matas aonde acenderás tuas velas na hora de tua libação ao pai Oxossi e seus caboclos, e a dona Jurema, como virá ao terreiro sem seu sorriso, porque ela e os outros caboclos virão tristes, sem aquela bondade que lhes é peculiar??
Em teus amacis, mierós ou seja lha o nome que dás , a água que lavas a cabeça de teus filhos de gira, não subsesiste sem as ervas sábia, a menos que tenhas inventado outra forma que eu não conheço.
Em teu terreiro, não fazes rituais de praia, de rio , de mata, etc.?
Viu como necessitas da natureza???
Aqui vai um conselho de quem, muito milita em prol da umbanda.
Ao sentar teus orixas, caboclos, pretos velhos, eres, bahianos, lembra-te que sem a natureza teu ritual não ganhará força.
Esforça-te para , fazeres uma umbanda bem natural, bem perto do meio ambiente e longe do asfalto das cidades. Longe dos asfaltos, entenda que pelo uma vez por ano deves ir ao rio e a praia, cumprir tuas obrigações para com a Aruanda.
O meio ambiente, alias não é compromisso apenas do umbandista, mas de todo aquele que quer um futuro melhor para os seus.
Lembra-te:
- Ao tomares banho cuida para não gastares muita água pois ela pode te fazer falta!!!
- Ao arriar tuas oferendas ,lembra-te de deixar o local bem limpo, pois outros virão e necessitarão utilizar o meio ambiente.
Amigo, um banho de rio, abre qualquer caminho trancado, mas somente funcionara se o rio estiver limpo.
Cuide da mãe natureza, ela com certeza agradece!!!!!!!
Cobra Coral

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Perseguição no rio!?

Recentemente, um terreiro, foi depredado no rio de janeiro. O fato levantou indignação, em toda comunidade afro-brasileira.Não foi um fato isolado, foi maldade, foi radicalismo, foi perseguição pura e não acontece apenas no rio, mas em todo Brasil.
O centro espírita cruz de Oxala, que fica localizado no bairro do catete, sofreu na noite do dia 02-06-2008 uma invasão e consequente depredação , por parte de quatro asseclas de uma seita hipócrita, que prega o cristianismo e persegue outros cristãos.
Persegue outros cristãos...
Sim persegue outros seguidores de cristo, por que nós umbandistas, também cultuamos cristo e seus ensinamentos, seus mandamentos, sua imagem está em todos os terreiros que cultuam a nobre senhora da luza velada, a nobre instituição da umbanda.Àlias, isto é tão verdade que há terreiros que em seu pegi, seu altar tem apenas o Cristo Jesus de braços abertos, a receber todos em sua eterna bondade e misericórdia.
Até quando vamos ser insultados ?
Até quando vamos ser chamados de servidores do demonio ?
Até quando vamos , sofrer e continuar calados, esperando qua eles não cheguem em nosso congal?
Anos passados foi a mãe de todos que fora chutada em veicúlo de comunicação, a indignação foi grande demais ; mas aonde foram parar os culpados?
Na Africa, para buscar dinheiro para o cofre da seita!!!
Os umbandistas ,em sua grande maioria, ficou horrorizada ao ver a sagrada mãe de todos nós ser agredida!
Aprendemos com isto?
Não!
Passada a indignação, muitos de nós(a grande maioria), voltou para seu terreiro e nem se deu ao trabalho de continuar trabalhando , para a liberdade de culto!
Em Janeiro do ano 2000, Mãe Gilda de Ogum, se transformou na primeira mártir da umbanda no Brasil(me perdoem se huoveram mais).
Perseguida pela IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, ela teve sua foto estampada no jornal da igreja e uma legenda que dizia: Macumbbeiros, charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes.
Numa das invasões ao seu terreiro, mãe Gilda foi agredida com uma biblia na cabeça.Morreu dias depois, aos 65 anos, de infarto fulminante.(Fonte: revista candomblé mitos e lendas)
Notem, que a resvista se refere uma das invasões a seu terreiro. Portanto, a julgar pela reportagem(Ano 1 número 3), não foi apenas uma invasão, mas mais de uma.
E ai?
A pergunta que eu quero fazer a todos que me lêem é:
Você está preparado para o futuro de sua religião?
Está preparado para as perseguições que virá a sofrer?
Está preparado, para no próximo senso admitir que é umbandista, ou irá continuar se escondendo atrás da igreja católica?
O que fazemos para , termos uma umbanda livre?
O que eu estou fazendo para ter a umbanda liberdade de culto e andar de cabeça erguida?
As igrejas pentecostais, amontoam rádios e emissoras de tv, e no futuro, o que será?
Os deputados destas mesmas igrejas se elegem , e os nossos representantes?
Quantos estão nos representando? Ou será apenas o senhor Atila Nunes?
Vem ai uma nova eleição, em quem você votará?
Votará, em alguém comprometido com sua religião ou em algum candidato qualquer?
Irmão umbandista, é hora de decidir em que lado você está.Ou estás ao lado de tua fé, ou estas do lado contrário a tua fé!!!
Ou você é umbandista de cruz na testa(diria minha mãe), ou não é?
Ermão umbandista ou praticante da religião de matriz africana; não importa teus Orixas em teu eledá!
Não importa quem é teu babalorixa ou tua yalorixá?
Não importa se teu exu veste setim, seda ou simples pano!
Não importa teu nome!
Importa sim o teu voto!
Importa sim a tua concência!
Importa sim, tua indignação!
Importa sim tua vóz!
Òrgãos de umbanda e órgãos afrobasileiros!
CEUCAB-SOI-SOUESP-PRIMADO DE UMBANDA e tantos outros que por ai andam!
Instruam seus filiados!
Não deixem que a umbanda e seus cultos co ermãos sofrerem...
Não vou completar!
Minha fé não merece que eu complete, o que penso...
Que cada um levante sua vóz e faça a sua parte.
Eu farei a minha...
Espero que você faça a sua!!!
EVERALDO MOREIRA
PAI EVERALDO DE XANGÔ AGANJU!
ENDEREÇO CASTRO ALVES 111- BAIRRO PETRÓPOLIS-PASSO FUNDO- RS-CEP99051-090
CENTRO OS PORTAIS DA MAGIA
www.seteinferno.blogspot.com
wwwportaldamagia.blogspot.com

segunda-feira, 2 de junho de 2008

MÊS DE JUNHO

Mais um mês de junho chega na vida de todos nós!!!
Cheio de vida, cheio de fé e mistérios, ele chega de mansinho, e quando vemos ja estamos no meio do ano.
No mês de Junho, a umbanda tem muita coisa para comemorar.
Os terreiros começam seu movimento dia 13 de junho com Santo Antonio, o santo casamenteiro.
O santo de pádua tem fama, de ser casamenteiro e por isto em seu bojo de fé, também aparecem simpátias para descobrir máridos e futuros noivos.
A umbanda respeitando suas diversas facetas e multifaces comemora também este santo.
no sul do país, repleto de africanismos, ele se confunde com Bará o homem que abre e fecha caminhos; sejam eles no amor , no dinheiro, na saúde etc...
Na Bahia, ele se confunde com Ogum, santo guerreiro, que encanta os Bahianos com sua mágia.
Em alguns terreiros de umbanda, ele se confunde com Ogum General, que teria largado a farda, para se tornar padre.
Em outros terreiros ele é Xangô, orixá da justiça e chamado de abomi.
Xangô, Ogum General, Bará, não importa qual nome se lhe de, ele será sempre o santo casamenteiro e como qual, no coração do povo brasileiro cultuado.
Povo brasileiro que cultua também neste mês, São Pedro, outro santo de multifaces para o povo da senhora umbanda.
São Pedro, também no Rio Garande do sul é confundido com Bará. A diferença, é que , enquanto Santo Antonio é um Bará novo, o pobre do Santo Pedro é Bara velho.
em outras partes do Brasil ele é Xangô.
Se dia 29 de Junho se comemora um Xangô, na face de São Pedro, dia 24 comemora-se outro Xangô( Xangô Djacutá), isto na pele de São João.
Não importa quem ele seja para você , faça sua fé e boa sorte.
Para descobrir as iniciais do seu marido
Escreva 0 alfabeto em tiras de papéis separados e coloque em baixo de seu travesseiro, na noite de 13 de Junho, acenda uma vela branca para o santo casamenteiro e peça ajuda para descobrir as iniciais de seu pretendente, ao amanhecer coloque a mão embaixo do travesseiro e a primeira letra será a inicial de seu amado.
Uma variação desta simpátia consiste em escrever os nomes de seu pretendentes e tirar o nome no dia seguinte.
Para ver seu futuro com São Pedro
Escreva em um papel seu nome ou de quem queira saber seu futuro.
Neste papel coloque tinta de caneta esferográfica ou tinta de qualquer espécie.
Na noite de São Pedro acenda uma vela para ele fora de sua casa e peça para ele lhe mostrar o futuro, coloque os papéis em um prato branco e deixe no sereno.
No dia seguinte abra os papéis e olhe os desenhos que se formaram.

sábado, 24 de maio de 2008

LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS

13 de Maio de 1888!!!Aproximadamente 15 horas!!!Expectativa no paço imperial!!Frente a dez mil pessoas, a Princesa Isabel se torna redentora de uma raça, ao assinar a lei áurea...
Gritos de viva sua majestade, aplausos...
Lágrimas nos olhos dos filhos de uma raça, que construiu a riqueza de uma nação.
sim.Construiu.Pois o negro, no seu lombo carregou a saúde financeira do império.O negro , em seu lombo,ergueu um país de proporções continentais.O negro em seu lombo, influenciou a cultura, a língua, a religião, a comida, etc...
Historicamente até, a década de oitenta a abolição da escravatura foi muito comemorada.Após este período, com o advento do movimento negro, iniciado ainda em 1950, esta comemoração caiu em des uso.Afinal porquê comemorar algo que não aconteceu!!!
O negro continuia sendo a classe mais pobre do país, salvo raras exessões. E continua sendo escravo em sua grande maioria, apenas mudou-se o tipo de escravidão.Saimos da chibata dos feitores de escravos, para a chibata do mundo moderno.
O centro o portal da mágia comemora esta data;não com motivo de alegria, mas como motivo de reflexão.
Pai Gregório da bahia, bahiano bom e feiticeiro diz:
"Meu filho, o que nós temos para comemorar? A vinda de um povo contra a sua vontade. para uma terra longinqua e estranha?"
Os médiuns do terreiro emudecem, nada sai de sua garganta.E ante este emudecimento o bom negro velho replica, respondendo:
"Vamos agradecer a Deus pai todo poderoso,por ter dado sabedoria, para nóis preto velhos, e muitos outros espíritos de luz, ter aprendido o valor de servir o próximo.Vamo comemorar, a luz, que a escravidão nos ofereceu.Mas isto; nóis pretos velhos comemoramos todo dia, em nossas preces, ao grande pai..."
Segue a festa e no seu cepo o bom velhinho canta seu ponto:
Igual a Pai Gregório não tem
igaul a Pai Gregório não há
procure de vela acesa assim mesmo não vai achar


Os pretos velhos compoem a sétima linha da umbanda, linha das almas,de Omulu ou de São Cipriano. Recebem suas oferendas em muitos lugares(portas de igrejas, encruzas,pés de arruda etc),Gostam muito de café preto, rapaduras, e canjicas.Suas cores são branco e preto e ao fazer uma oferenda a preto velho é de bom tom rezar uma ave Maria ou um Padre Nosso.
Adorei as almas!!!
Salve todos os Pretos velhos!!!
Salve o povo da Bahia!!!














1

terça-feira, 15 de abril de 2008

Cobra Coral

É sábado, os médiuns do Centro de umbanda os Portáis da Mágia se concentram, é aproximadamente vinte horas e todos se perfilam no corpo e na alma para receber seu cobra coral,o cacique guerreiro, e grande mago da umbanda, também chamado de " o mago do cajado da cobra".Dentro do intimo de cada um, uma sensação de paz e uma profunda calma se faz ouvir...
O ogã andalicutche(daniel de Oxossi) entoa, após os pontos tradicionais de abertura e defumação o ponto e tom de alegria e satisfação:
Todos os caboclos
quando vem da mata
trazem a cinta do seu cobra coral(bis)
é do seu
cobra coral(bis)
É assim que começa muitas das sessões do centro de umbanda os portáis da mágia, é assim que começa mais uma noite de trabalho e aprendizagem dos médiuns e magos da umbanda...
Seu cobra coral,é muito respeitado dentro da umbanda,e também até fora dela, basta ver o trabalho que a fundação cobra coral fas no Brasil.
Caboclo de um respeito, muito grande pelo ser humano e suas fraquezas, ele também é conhecido no mundo espíritual, pelo seu trabalho, trabalhador incansável que é ,em prol da umbanda.Já no astral, os chefes do submundo o conhecem e temem, pois seu trabalho já se fez sentir também por ali.
Seu cobra coral, trabalha também com elementáis e elementares, alias eles estão dentro dos terreiros de umbanda mais que imaginamos.Ao começar seu trabalho, ele se faz acopanhar previamente de um ou dois elementais, que retiaram da terra,e dos vegetáis fluidos para descarregar os filhos de fé que a sua procura vem.Alias, este é o motivo pelo qual muitos dos caboclos de sua falange não fumam(muitos, não todos).
Cobra coral, não fas o mal, ele só fas o bem.Se você ver ou ouvir um cobra coral fazer o mal, duvide, pois este não é um verdadeiro cobra coral...
Ele é muito gentil, e fala quase que corretamente o português.você não ovirá seu cobra coral, tartar alguém com grosserias, se ouvir o médiun pode estar confundindo algumas coisas.
Cacique flecheiro, comanda uma legião de espíritos que se equivalem pelo saber e copanherismo uns com os outros.Numa demanda, sabem como vence-la sem deixar mágoas,e não raras vezes ,os desafetos fazem as pazes.
Trabalhador,incansável,lida com os quatro elementos e quase sempre se ouviráfalar bem dele.
Ao contrário do que se parece, seu cobra coral tinha uma cobra, mas esta cobra era uma jibóia. que após a morte dela foi trocada por uma sucuri(que coisa, não).
O nome?
O nome ele, ganhou devido a pintura de seu rosto nas batalhas de sua tribo com as tribos do norte do pará.
quem tem,Xangô,Oxóssi,Yansa,E uxum em seu cumutue terá certamente a proteção deste caboclo.
Para ele a melhor oferenda é sempre sua fé.
sua cor é verde e amarelo, suas guias confeccionadas em número de sete a sete, embora se voce quizer, deixa-lo felis devá fazer uma guia de lágrimas de nossa senhora ou de seporão de galo(uma planta).
Sua bebida é vinho branco seco e seu prato predileto bife de gado ou carne mioida frita com pouco sal.Aceita também ,frutas com as quais os presenteiam.
Para ele muita vela,pis quanto mais vela tiver mais luz seus médiuns terão.
Caro amigo e guia cobra coral...
Que sua luz ampare aqueles que em ti acreditam,
e iluminem aqueles que de ti duvidam...
MESTRE LUX ETENEBRIS

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mais Sobre Pontos

CarosAmigos!!!
Que prazer em reve-los mais uma vez, talves vocês não saibam, mas é sempre um prazer falar, e trocar idéias com vocês através deste site.
Sabem eu faço dele uma maneira de falar com muitas pessoas ao mesmo tempo, e olhem que legal, com todo o Brasil, gostaria de trocar idéias com vocês, então se discordarem de alguma coisa, me contem acessem meu email e conversaremos a respeito.
As vezes eu paro e fico a cantarolar algum ponto de umbanda e ai dá-me um arrepio na espinha. então peço desculpas ao trabalhador de umbanda que veio ao meu encontro e peço sabedoria...
Sabem porquê?
Por quê ao cantarmos estamos lançando no astral um chamado para alguém ou um espírito vir em nossa ajuda!!!
As vezes nãonos damos conta,mas chamamos as entidades muitas vezes ao diasem sentirmos, que o estamos fazendo.E não nos damos conta, do mal que fazemos, para nós mesmos.
Reparem que se chamamos ,uma entidade espiritual através de um ponto,podemos chamar também, com mais prejuizos um espírito inferior.
Vou lhes contar uma hestória que se passou comigo...
Começava a me desenvolver no Centro Ogum São Jorge de dona Julieta Santana e até certo ponto, começava a descobrir os caminhos e as armadilhas do caminho espiritual.
Junto comigo se desenvolvia minha ermã Fatimá...
Juntos faziamos uma dupla,que sem favor algum era de fé...
Não importava a hora, se ela de nós precisava, não impórtava a hora, lá estavamos nós,para ajudar; lembro-me que umavez eu estava decama, com uma forte gripe, iaser feito uma procissão para Ogum,grande padroeiro do terreiro, mesmo doente e de cama levantei-me e fui levar minha pobre homenagem ao grande orixá guerreiro.
Mas como estava contando,eu e minha ermã Fatimá-tina na intimidade- giravamos e gostavamos de girar. Era gostoso se desenvolver e cantar pontos de umbanda.
Uma manhã, minha ermã estava lavando roupa e cantarolava um bonito ponto de Yemanja, eu de minha parte estava estudando pois tinha uma prova de matemática se bem me lembro.
Lá pelas tantas, minha ermã me chamou e eu corri...
Ela se sentiu mal e me chamou, eu fui correndo...
Agarrada ao tanque de lavar roupa, ela quase caia; perguntei o que ela tinha, eis aresposta:
-"Estava lavando roupa e me deu uma tontura, quase cai!
-Mas o que fazia?
-Nada,apenas cantava um ponto de Yemanjá!
Dei-lhe um copo de água doce e pedi de imediato desculpás a grande mãe ou a qualquer outro espírito que ali se encontrasse.
Mas, que aconteceria se ela estivesse sozinha?
Antonio Alves Teixeira(neto) em seu livro Pomba Gira-As duas Faces da Umbanda- Conta uma hestória semelhante, mas que foi mais longe...
Meus ermãostenhamos cuidado com os pontos, eles não são divertimento, sãoalgo de muito sério e extraordinário para servirem de brincadeira.
Por falar em seriedade, olha ai o Daniel com o blog:
www.pontosdeumbandaequimbanda.blogspot.com
Ele é o ogan do Centro os portáis da mágia e portanto gente que conhece.
Um abraço a ele e sucesso.
Everaldo de Xangô

terça-feira, 1 de abril de 2008

Pontos de umbanda

Umbandistas!!!
Cuidado com o que vocês cantam em suas mentes, enquanto suas bocas buscam pontos de lovação as entidades de umbanda!!!
O aviso faz-se necessário, ja que nossa vida é sempre tumultuada e as vezes estamos falando ou fazendo alguma coisa e nossa mente voa em outra direção.
Com os problemas do mundo moderno, estamos sempre em luta por algo ou alguma coisa que precisamos, e ao entrarmos em um templo religioso, umbandista ou não, nem sempre nossa mente está voltada para o objeto ou objetivo de nosso culto espiritual. Não raras vezes nosso corpo físico está ali e nossa mente está nos nossos problemas.
O umbandista tem, por força das circunstancias, que se cuidar mais que qualquer outra pessoa, pertencente a qualquer outro culto ou religião, pois ele em sua mágia e mironga(aliás, ambas são a mesma coisa, pois não?), necessita estar em condições físicas e mentais em estado de total controle, concentração e relaxamento.
Não se admite que o umbandista, esteja arriando para exu-por exemplo- e não esteja concentrado naquilo que esteja fazendo.Ja me aconteceu de estar arriando axé para Tranca Ruas cantando ponto para exu Tiriri...
Ora bolas...Sua mente está em Tiriri e sua boca Evoca Tranca Ruas!? Qual dfos dois atenderá? Ou será que um deles atenderá?
Em uma sessão de umbanda ou de kimbanda também acontece igual, senão pior...
O médiun canta ,mas eu pensamento está nas dívidas, no aluguel, na conta de água e luz, nos remédios que tem de comprar para seu filho, e nem sempre há dinheiro suficiente...
Pode alguém se concentrar assim, ou fazer um bom trabalho espiritual para alguém, não , não pode!!!
Amigo trabalhador nas hostes umbandistas!!! Ao entra no seu terreiro deixe seus problemas para o lado de fora da porta, entre decidido a fazer e dar o melhor de si, para o bom andamento dos trabalhos.
Agindo assim você estará se livrando de dores de cabeça, maus espiritos, cargas negativas e deixando seu guia espiritual agir em seu caminho, contribuindo para a pronta resolução dos problemas, seus e dos outros...
Magia?
Aqui vai uma:
Risque um ponto para preto velho em uma tábua, acenda uma vela branca em cima e cante:
Foi, foi Oxalá
quem mandou eu pedir
quem mandou implorar(bis)
Que as santas almas
viessem me ajudar
abrir os meus caminhos
e me ajudar a trabalhar(bis)
Coloque um copo ou xicará com café preto doce em cima do ponto riscado, faça seus pedidos, antes de sair reze um pai nosso ou ave maria e vá cuidar de seus afazeres, deixando estes humildes servidores de pai Oxalá trabalhar em seu caminhos.
Que Oxalá nos guie!!!
Mestre lux e Tenebris!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Os caboclos de umbanda

Oke caboclo
vem ver a sua aldeia(bis)
cobra coral vem ver
a sua aldeia
Assim começa um ponto , que nós da umbanda chamamos, de chamada geral, na linha de umbanda.
Os caboclos de umbanda, povo da mata, trabalha a muito tempo na umbanda, álias eles foram os pioneiros, através do caboclo sete encruzilhadas, que em mil novecentos e oito(1908), fundou a umbanda, ou alabanda, sentindo que a vibração da palavra não soava bem , resolveu mudar para aumbanda, o cambono que então nascia na umbanda ali, anotou "a umbanda" como se fosse uma espressão, assim nasceu a umbanda, na cidade do Rio de Janeiro, na casa de Zélio F. de Morães.
Zélio era de familia católica, tendo em sua familia até mesmo alguns padres e freiras.Em sua infância teve paralisia até que foi curado pela influencia do caboclo das sete encruzilhadas.
Nascia ali a religião de umbanda, a mais brasileira de todas as religiões.sob sua influencia ,grandes personalidades politicas e históricas militaram.Grandes filmes e livros , nasceram para o mundo.Grandes homens tentaram, e levaram sua luz até os lares brasileiros.
A umbanda cresceu porque soube levar em seu circulo de sabedorias ensinos de outras religiões.Assim a umbanda, se acresceu de mantras, pontos cantados(louvações), orações, defumações, litanias etc...
Do nativo brasileiro a umbanda trouxe as defumações e banhos de descarrego ,com folhas e de rios( ja esperimentaram um?). Trouxe também guias e miçangas nativas, como só aqui se acha, de lágrimas de nossa senhora, esporão de galo, sementes de frutas diversas e de até sinamomo.
A influencia dos caboclos dentro da umbanda é tão grande, que talves não existisse umbanda, sem caboclos(será?).
com seus charutos chamados de sacatrapo, ou curuto, os caboclos fiseram sua fama.Bebendo vinho tinto seco ou suave, recebendo seu axé de frutas e de carne(alguns); vestindo roupa branca, andando de cocar na cabeça e pés no chão, eles são o braço forte da umbanda.Por favor não confunda, os pretos velhos são a suavidade, a sabedoria e a experiência da umbanda.
Dentre todos encontramos:
Cobra Coral- o mago do cajado da cobra
Sete cobras- andarilho juremeiro e um dos mais antigos
cacique Aimoré- O mais velho e sábio
Pagé tupinambá-O mais feiticeiro e curador
Pena branca- o guerreiro da paz
Guarani- síntese de um povo
Ubirajara do peito de aço-o mais valente
Cabola Jurema- a flecheira e cacique de uma raça
Iracema- candura e paz
Jandira- a menina dos olhos do cacique Aimoré.
Enfim, todos caboclos juremeiros, todos valentes guerreiros, que levam a sua frente a bandeira de Oxalá.
Que todos os caboclos nos iluminem e guiem seu povo no rumo da paz maior, resultado da nossa paz interior.
A todos os nossos abraços e homenagem, sintam-se todos homenageados pelo centro de umbanda os portais da mágia.
Mestre Lux e Tenebris.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Umbanda!Querida Umbanda!

O sábado de aleluia marca, o fim da quaresma e o inicio0 dos nossos trabalhos de umbanda.
Com o fim da quaresma as coisas antes, pesadas ficam mais leves, espiritualmente falando, nossos caboclos voltam com força total, nossos pretos velhos mais falantes do que nunca, as crianças de umbanda mais alegres.
A vida dentro dos terreiros de umbanda se renova e fica mais alegre.
Filhos de fé que antes vinham com cansaço e um pouco preucupados , parecem que se retratam ante a espiritualidade, voltando com carga total.
O agora chamado centro de umbanda os Portáis da Mágia, antes chamado de caboclo cobra coral, começa bem sua paragem espiritual, começa trabalhando com crianças, Nossos ibeijes, ibeijada, ou simplesmente "os cosme" como chamamos aqui.
É hora de prepara as cocadas num sincretismo com os bahianos de a muito presente em nossa religião, simbolizando a mágia da boa e velha Bahia.
Salada de frutas são preparadas, o nosso velho "atam" numa linguagem africana, que álias a umbanda não consegue se livrar, nem sabemos se queremos nos livrar dela; cá para nós, cai bem não é???
Bolos recheados com frutas, muito merengue e doce de leite, cuidado para seu Luizinho não melecar a cara da Joaninha com o merengue do bolo!!!
Guaranás, em abundancia, pois festa de crianças sem guaraná, bhá nem é festa , álias seu doum só toma na mamadeira, não podemos esquecer dela...
Balas e pirulitos, chocolate, hum... Seu Joãozinho vai adorar!!!
Suspiros, sorvetes secos, lingua de sogra, para a Mariazinha rasgar!!!
E la pelas tantas, seu Pedrinho da mata ,o dono da festa chamará todos para brincar de roda...
Até vejo ante meus olhos está visão esplendorosa, de fantasias e alegrias pelo dever cumprido, pelo inicio de mais um ano na liturgia de umbanda,ano de muito trabalho, mágias e encantos...
Vou rever meu preto velho, Pai Gregório da Bahia, contando seus causos para a gurizada, ensinando sem que eles se deêm conta..
Seu Cobra coral, com sua sabedoria, que parece mais um sábio que um caboclo...Besteira, ele sempre foi sábio e sempre será, ele , o mago do cajado da cobra...
Rever seu Corisco, cangaceiro de lampião, bahiano arretado...
Temer Pai Xangô da sete pedreiras, pois quem teme e respeita não leva bordoada, não erra!!!
Hora de ficar extasiado frente a beleza de Oxum, a paciência de Yemanjá, a força de Yansã.
E lá vem Ogum... Oxóssi... Omulu...
Umbanda!!!
Eu te amo umbanda!!!
Com todas as minhas forças, eu te amo!!!
E vou continuar te amando enquanto viver...
E após minha morte, não te amarei mais...Serei parte de tu mesma...Serei integrante de tua história, mais que te amar, eu te levarei em meu próprio ser...
Em meu espírito, ficará encravado as palavras:
Umbanda e amor.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Zé Pelintra ou Pilantra?

Recentemente recebi um e-mail de uma ermã umbandista, seu nome Anna Chrrystina (desculpe se a grafia de seu nome não está correto), eis o e-mail ou parte dele:
" segue um testo que recebi do grupo guerreiros do axé,que considero não apenas um desabafo de pai José de Oxalá mas de todo povo umbandista...
A nossa religião é natural e simples e nossos guias são seres de maravilhosa luz e amor.É por ama-los de mais, que fico indignada diante de certas afirmações..."
Querida amiga em Oxalá, saudações, que nossos pensamentos se cruzem sempre, levando a bandeira de Oxalá cada vez mais alto.
Realmente ermã, o caso que relataste sobre o amado e querido Zé Pelintra, causa repulsa e indignação.Também eu fiquei indignado e não poderia ser diferente, diante de tal fato.
Zé Pelintra e não pilantra é um espirito dos mais trabalhadores dos terreiros de umbanda, Os componentes de sua imensa falange, são trabalhadores, oriundos do catimbó e falanges de pretos velhos.Recentemente foram aceitos entre os exus( minto, na verdade desde seu aparecimento,trabalham com o povo de exu).Seu trabalho, além de muito apreciado e deveras valioso em muitos aspectos.
Espiritos das trevas??? Só se for, das trevas da ignorancia, do senhor...
Não mencionarei nomes pois acho que tal pessoa não merece mais publicidade que ja tem!!!
As vezes o simples ato de não mencinar-mos seu nome ja sera castigo suficiente.
Concordo com Pai José de Oxalá ; a volta, o retorno, ao mundo espiritual sempre é e sera pesado.
Isto será mais ainda sentido, ja que falamos de seu Zé Pelintra, amigo, guia e companheiro de jornada.
Zé Pelintra gira nas encruzas e portas de cabaré, tendo ai , seu lugar predileto para receber suas oferendas.Nestes locais de trabalho, muitos espíritos perturbados encaminhou para o bem.
Suas cores são branco e preta embora, goste muito também do vermelho.Suas guias são fabricadas contando suas contas uma a uma, três a três, cinco a cinco, sete a sete.
Zé é malandro, mas não aquele malandro pilantra, é malandro no sentido que sabe esperar para fazer na hora certa.
Gosta de carne de sol( charque para nós gauchos), dançador ele está sempre de bom humor, contagiando as pessoas.
Um de seus pontos diz:
Zé Pelintra, Zé Pelintra
boemio da madrugada
vem na linha das almas
e também da encruzilhada(bis)
Efetivamente seu Zé como é chamado trabalha nas duas linhas, sempre fazendo curas e levantando necessitados.
Mais adiante canta-se:
O amigo Zé Pelintra
que nasceu, lá no sertão
Enfrentou a boemia
com seresta e violão

Hoje na lei de umbanda
acredito no senhor
pois sou seu filho de fé
pois tem fama de doutor

Com mágias e mirongas
dando forças ao terreiro
saravá seu Zé Pelintra
o amigo verdadeiro

Pai... não sei se sabe, mas se não sabe eu lhe esplico: Somos filhos daquilo ou daquele que nos vai a alma, e quem tem Zé Pelintra como amigo ,não teme escuridão, ao contrário do que afirmas, ele é luz, é bem, é trabalho e amor...
Everaldo de Xangô

segunda-feira, 3 de março de 2008

Ainda a Quaresma!

Sou de um tempo aonde os terreiros não funcionavam na quaresma!
Me joguem pedra se quizerem, mas se pronunciem a respeito."Falem mal! Mas falem de mim."
Minha mãe de santo, Julieta Santana, umas das mátriarcas das religiões de mátriz africana na região do planalto gaucho ,de saudosa memória, ia pelos meados de Fevereiro para a práia,litoral do Rio Grande do sul, para cultuar Yemanjá. Lembro-me que na volta, ela não vinha conosco, ficava em sua mãe de santo, fazendo um chão de misericórdia ,um bori pedindo saúde para sua mãe Yemanjá.Talves por causa disto, o terreiro ficava fechado na quaresma, que estava logo ali, adiante.
Na quaresma não se lidava com caboclos ou orixás, se lidava com exus e pretos velhos.Os únicos que giravam na quaresma.
Os exus tomavam conta de tudo,giravam na grande maioria dos terreiros, pois uma parte deles na nossa região, fechava suas portas.
Nossos anjos de guarda se retiravam ,a príncipio ,para prestar contas de nossos atos perante a espiritualidade superior, entregando nossas cabeças para os pretos velhos, únicas entidades de luz, que giravam na quaresma.
A volta era marcada por festas, logo ali estava o sábado de aleluia, que era marcado ,com umapequena homenagem para os eres, para quem não sabe ,aqui no sul, no batuque ,sábado de aleluia é o único dia em que os orixás se manifestam a luz do dia, de resto apenas a noite.Pelo menos na época era assim.
Ja em se guida tinhamos a festa para ogum, com uma grande procissão para o santo guerreiro.Invariavelmente, a procissão saia de pai Giovan de Yemanja, e seguia para a terreira de vó Julieta Santana, como era conhecida.
E o nosso mundo de iniciados na ságrada religião africana continuava...
Na época de iniciado aprendi que a religião era algo sagrado, algo que nós iriamos aprender a cultuar direito, algo que nós tinhamos que ter muito respeito e muito amor.
Aprendi que depois da meia noite alguns pretos velhos viravam exus, mais tarde viria a saber ,que existem pretos velhos ,que são cruzados com exus, por isto a idéia que após a meia noite eles viravam exus.
Não se abria o congá de umbanda eles ficavam fechados e sómente no sábado de aleluia eram abertos.
Hoje tenho a tendencia pra quebrar tabus, ja começo apensar por que o congá de exu tem de ficar fechado, por quê???
Afinal o exu não é o mensageiro dos orixas??? Porque que ele tem de ter guampa e chifres???
Fis esta pergunta para seu sete chifres sabe o que ele respondeu??? Não??? Em outra postagem eu digo pois isto dará muito pano pra manga.
Em minha infância ,na quaresma, rezava-se muito, ouvia-se rádio bem baichinho, e não se ia para bailes e festas.Álias ,em Passo Fundo ,surgiu uma história uma vez...
Tinha um clube dancing em plena avenida Brasil, a principal da cidade.O club dancing,acho que se chamava Cacimba, funcionava em plena quaresma; vai dai que se espalhou a noticia que o homem, o diabo, o tinhoso, o capetoso, andou por lá dançando, há gente que até hoje ,jura depé juntos, que dançou com ele.
Diziam que ele era bonito, (um charme) vestia-se bem e falava bonito..
Verdade ou não, o fato é que a Cacimba faliu e hoje nem o prédio existe mais.
Na quaresma vó Eva e vô Jango não falavam palavrões, jamais diziam não, pois diziam que o "homem" andava no mundo.
Enfim tudo passa, e a gente evolui, aprende, progride e...
Tenta derrubar tópicos...




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Quaresma!

Talves eu não saiba, mas vou tentar falar da quaresma, naquilo que nos diz respeito, isto é, em relação aos terreiros de umbanda.
A história que passo a relatar, ouvi da boca de uma senhora muito idosa, minha falecida mãe de santo; dona Julieta Santana, Julieta de Yemanja.
Respeitada ,por ser dona de terreiro, a mais idosa da cidade de Passo Fundo,ela é considerada umas das matriarcas da religião de matriz africana nesta cidade.Quando ela me contou a história ja estava esquecida então, talves em alguns detalhes haja falhas, perdoem-me, portanto.
Contava-me ela que certa feita Oxala resolveu visitar se u filho,Xangô em seu reino.Resolveu no entanto visitar ifá, para ver como seria a viagem.
Ifá em sua sabedoria, aconselhou Oxalá ,a não fazer a viagem, no que não foi atendido por Oxalá.Ifá então aconselhou o grande orixá a levar mais duas mudas de roupas e não parar para ajudar a ninguém, conselho que Oxalá aquieceu.
Tudo pronto Oxalá, partiu em sua viagem, cansativa, muito cansativa.Tão cansativa que resolveu fazer uma parada no meio do caminho.
Enquanto Oxalá descansava , passou um homem carregando grande cantaro com alguma coisa dentro.Resolveu ajudar , ja que o homem parecia cansado.Lembrou-se porém do conselho que Ifá lhe déra.Mas que coisa, Ifá não entendia de caridade, quem entendia de caridade era ele.Resolveu ajudar o pobre homem.
_O que carrega ai meu bom homem-Perguntou-lhe oxalá.
-Vinho para a festa de meu senhor!-REspondeu-lhe o homem, que na verdade era Exu disfarçado.
Deixa-me ajuda-lo!-Disse-lhe Oxalá em contrapartida.
Exu malandro, passou para Oxalá o grande odre de vinho, e mais adiante passou a perna em Oxalá, derrubando-o e consequentemente derramando o vinho todinho em Oxalá.
Oxalá, teve então de levantar-se, limpar-se e partir de novo em sua caminhada.
Mais na frente ele encontrou de novo Exu, disfarçado de novo na forma de um menino, a tentar pegar porcos em um chiqueiro,(que álias nem era dele)corre para cá, corre para lá ,e nada de conseguir pegar o porco.Oxalá então condoeu-se da situação do menino e resolve ajuda-lo na confiança de que primeiro era um menino, que mal havia em uma criança!
Segundo ele tinha uma muda de roupa limpa ainda.Corre aqui, corre ali e Oxalá pega o porco e o entrega ao menino-Exu.
-Toma meu bom menino, leva ele para sua casa e bom proveito...
-Obrigado Oxalá!
Oxalá então estranha ,pois o menino toma rumo oposto da casa, e com medo resolve perguntar:
-Escuta! Tu não moras ali adiante! Aonde vais?
-Não moro além daquelas colinas ali- responde exu.
-Mas o porco tu compraste?
-Não , nem sei quem é o dono! Responde-lhe exu a sair em louca disparada, deixando Oxalá bravo consigo mesmo.
Não há remédio, ele toma outro banho, muda sua roupa, colocando sua última roupa que trouxera e parte ,logo após paga o dono do porco, pois este ,humilde e simples ,não podia ficar com o prejuizo.
Mais adiante Oxalá encontra de novo exu, travestido de um homem idoso a fugir de um touro bravo.
-Não, de novo não! Agora ele não vai parar-me e pregar-me outra peça!Pensa Oxalá.
Qual! Leso engano.Exu ao notar que ele não pararia, chamou-o:
-Bom homem, não podia tirar o touro do meu caminho para que eu poça descerda árvore?- Pergunta-otrepado em um pé de maçã.
Oxalá ,condoeu-se de novo, pensa que exu não ia lhe fazer este pedido e parte em sua ajuda.Briga, corre , mas consegue fazer o touro partir, no entanto sua única roupa está toda esfarrapada.Mas ele está feliz ajudou alguém necessitado, e em apuros.
Para sua surpresa , o homem idoso desce da árvore da uma gargalhada e some em uma nuven de fumaça.
Sem outra muda de roupa, com raiva novemente, ele parte com as roupas em frangalhos.
Ao chegar ao reino de Xangô, é preso pelos guardas e ainda tem de passar pela humilhação de não ser reconhecido pelos subalternos de Xangô:
-Acha que é Oxalá?Ele não andaria por ai assim.Não ele!!!
Passa então quarenta dias preso nas masmorras de Xangô, tudo se atravessa no reino do orixa da justiça. crianças não nascem, males ,tempestades , pragas diversas.
Xangô então resplve consultar Ifá, este lhe diz que em sua masmorra se encontra um homem preso injustamente.
Xangô resolve investigar ´e lá encontra Oxalá.
Tira-o de lá! Dá-lhe roupas novas e uma grande festa em sua homenagem.tudo volta ao normal!!!
Independente desta história estar correta ou não.Independente de qualquer outra coisa, tira-se lições desta história.
Você que le, que ouve-me por estás linhas ,reflita e ache um motivo para cuidar-se nesta quaresma, ela representa os quarenta dias que Oxalá passou preso no reino de meu pai Xangô.
Everaldo!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Médium

No que diz respeito a mediunidade, a umbanda trás em seu conjunto uma,grande responsabilidade, pois seus médiuns ,em sua grande maioria são magos em potencial. Tem um grande poder em suas mãos e não podem ficar a merce de qualquer um que se diga pai de santo, ou chefe de terreiro.
A lavoura em que se planta, a grande sementeira umbandista, é grande, e em seu meio cresce também, o joio , a erva daninha ,e nela não se trabalha com inseticida.
Está erva daninha tem de ser arrancada com as mãos, é um trabalho longo, cansativo e que envolve todos os trabalhadores de respeito e bom costumes.
O médiun de umbanda tem de ser ,alguém de visão, não pode ele ser mais um na multidão.O médiun de umbanda tem de ter tato,pois ele não pode deixar nonguém sem atendimento, mas também não póde ficar por ai afóra, demonstrando sua mediunidade, em outras palavras ,se exibindo.
Entre outras coisas o bom médiun de umbanda fas:
1-Banhos de descarregos antes de ir para sua gira.
2-Banhos de vibrações pelo menos uma ves acada dois meses.
3-Firma seu anjo de guarda sempre que vai a uma sessão seja em seu terreiro ou não.
4-Mantem suas roupas e guias sempre em dia ,e no caso da roupas sempre limpas e bem passadas.
5-Chegpelo menos cinco minutos antes em seu terreiro.
6-Mantém sua concentração ,durante as giras, mesmo quando há barulhos.
7-Sómente fas suas reclamações para seu dirigente espiritual, evitando comentários e reclamações para outros médiuns.
8Procura sempre evoluir, afastando de si coisas como ,inveja,malediciencia, fofocas.
9-Não se orgulha das comunicações que recebe.
10-Ajuda a todos sem olhar a quem.
Os banhos de descarrego são necessários, pois em nosso dia a dia, tratamos com muitas pessoas e fatos, isto sem levarmos em conta nossos pensamentos, que também nos desestabilizam.O banho é o ínicio da sessão na verdade, e ele além de nos ajudar, vai ajudar aqueles que em sua procura vão.
Já os banhos de vibrações são necessários ,ja que temos o íncrivel costume de nos esquecermos de mentalizar nossos anjos de guardas.
Firmar nosso anjo de guarda também é necessário pois isto trará uma confiança e partilha que em última análise, só tará beneficios táis como:aproximação ,entre médiun e protetor, boa concentração, ótimos resultados em se tratando de mágia, ou mironga de umbanda.
Somos muito vizualistas, por isto o item que fala de sua roupa.Note que se alguém vem em sua procura você primeiro olha sua roupa(não me diga que não),portanto o exemplo tem departir de você.
Chegue sempre ,antes em sua gira, isto , se sabendp que ainda é pouco, eu tenho e ensino o costume de chegar pelo menos dez minutos antes, este fato vai deixar você contar suas novidades e se concentra em seu objetivo, que é ajudar aqueles que precisam,um conselho se fas necessário, deixe seus problemas para o lado de fora de seu terreiro.Dentro de sua gira se concentre e não ligue para as outras pessoas.
Se você tiver de reclamar alguma coisa, o faça sómente para o dirigente espiritual do mesmo, nunca para outras pessoas evitando assim os climas de discórdia entre irmãos de gira.
Saiba que os méritos ,de suas comunicações não são suas mas de seus guias espirituais, lembre-se mais entre eles não existe eu sou mais eu, existe sim a irmandade em prol de uma mesma bandeira ,a bandeira de Oxala.
Banho de descarrego
Macere arruda,guiné, alecrim,espada de são Jorge, comigo ninguém pode , alevante, vinho suave, coe e faça após seu banho normal, ofereça para seu guia espiritual .
Bano de vibração
Corte fumo em corda, apenas um pedaço, e coloque em uma bacia, despeje água fervendo em cima ,tampe , após esfriar ,coe e jnte a isto cachaça, faça na parte do meio dia e converse com seu guia espiritual.
























sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

POVO CIGANO

Povo alegre!!!Isto é o que minha mulher respondeu quando lhe pedi uma palavra para definir o povo cigano.Então para você que me le e acessa agora, saiba que ,o que aqui vai ser dito e escrito,não é meu e sim dela. É ela quem incorpora a cigana Sarita da estrada.Bonita cigana e que amuito a guia nesta estrada da vida.
Uma outra palavra para o povo cigano é mistério, este povo é deverás muito misterioso, porém na rude estrada que leva a aruanda ´tem muitos trabalhadores.
Sua cor , ou suas cores são muitas pois eles não tem uma cor preferida, geralmente não usam preto ,muito embora uma tribo cigana a use.
Sua saudação é ORI,ORIOU .Geralmente regem o dia de domimgo ,pois é neste dia que o povo do oriente gira, eu não sabia mas , eles tem uma predileção pelo dia 24 de todo mês,deve-se ao dia de santa Sara Kali, padroeira dos ciganos, que foi escrava de José de Arimatéia.
Suas comidas são as frutas, doces finos,carne de porco e peixe, além de um cárdapio bem variado, de acordo com seus médiuns.
Suas bebidas preferidas são a cerveja, o vinho suave e licores.
Seus simbolos são o punhal e o baralho espanhol.Seus dominio naturalmente é a mágia.

Gostam de receber suas oferendas em praças,descampados e ruas(não nas encruzilhadas),alias Salete, minha mulher diz-me:"pense ,aonde você encontaria uma cigana?" Eis a dica para vocês.
Seu horário de preferencia é as 16 horas muito embora possam atuar e receber a qualquer hora.
Você sabe sabe o que dar de presente para uma cigana(o)?Não! Então saiba que, os lenços coloridos são uma predileção para eles, além de muito ouro e correntes.
Aquivão duas receitas de Salete para vocês.

Pão para Cigano
Faça um pão normal, como se fosse para você mesmo , apenas coloque o fermento em primeiro lugar ,junto com o leite, misture os outros ingredientes e amasse tudo muito bem, fazendo seus pedidos.Salete mistura na massa frutas cristalizadas e deixa o pão em descanso por 24 horas embora diga que pode ser por 12 horas também.
Asse apósisto em uma forma de pudim ou com um furo no centro(a vocês enteram não é mesmo?) ,sirva em uma bandeija dourada ou prateada para seu cigano ou, sua cigana, colocando no centro arroz cru e sete moedas.
Crave no pão três incensos a base de flores acesos renove seus pedidos, acenda três velas coloridas comuns, se fora de seu altar, se você for fazer no seu altar acenda três coloridas de sete dias.Atenção em um altar cigano não se mexe na lua minguante para nada.
Coloque junto uma taça de vinho ou licor ,ou ainda de chá, junte atudo isto um bonito vaso com flores do campo, tudo arrumado em uma toalha vermelha com um hexagrama

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Ogum-Senhor da Guerra

O senhor dos metais e da guerra, este é o moto de Ogum, quase todas as orações que se fazem a ele cita-se este moto.
O mundo assim eu considero, pelo menos é uma grande escola, onde se aprende a fazer muitas coisas entre elas nossa evolução, material e espiritual. Dentro deste princípio , os deuses das muitas culturas do mundo antigo se equivalem,se não vejam ,este paralelo que traço para o senhor dos metais e da guerra, nosso querido orixa africano Ogum.
Deuses da guerra existiram e existem em todos os lugares, na Grécia antiga ele era chamado de Áries ,na Roma antiga ele era Marte, para os Nórdicos Tevi, e da até pra falar que o Egipcio Amon, tem muito de Ogum também, que me perdoem os sábios em egiptologia.
Na umbanda ele é filho de Yemanja e Odudua,é o orixa que abre os caminhos para aqueles que o admiram e ccultuam.
Possui grande afinidade com Exu e Oxossi , que tradicionalmente são considerados seus irmãos.
Ogum nunca se importou com o reino de seu pai, pois vivia sempre as voltas com as raparigas , novos amores e novas paixões.Sua figura é a do lutador que partia sempre para novas conquistas e grandes batalhas.
Uma lenda antiga diz:" se alguém em meio a uma batalha gritar seu nome,ele virá em socorro daquele que invocou, mas se o chamarem sem uma causa justa,ele se enfurecerá e castigará sem piedade a quem o invocou em vão" .
As doenças que mais atacam os filhos de Ogum são, as doenças hepáticas, cefaléia, coração, presão alta,problemas auditivos.
Banhos de descarrego para Ogum:
-Espada de são Jorge,com arruda e alevante.
-Espada de são Jorge fervida e adicinada com cerveja branca(para Ogum guerreiro).
-Cravos brancos deixados na água por doze horas, colocando-se após arruda e guiné.
-Arruda macho com guiné,espada de são Jorge e quebra os males.
Comidas de Ogum:
Eran de Ogum.
-Figado
-Coração
-Bofe
-Cebola ralada
-Azeite de dendê
Cortam-se os miúdos todos de boi, e refoga-se com a cebla e o azeite de dendê.Depois de cozidos serve-se em um alguidar bem lavado ou em prato de madeira.
Feijoada para Ogum
Feijão preto
Carne salgada(charque)
azeite de dendÊ
Cebola
Louro
Uma panela de barro ou de ferro.
LImpe os feijões, desalgue a carne,cozinhe tudo com as folhas de louro.Depois de cozido refogue a cebola batidinha e despeje na panela de barro ou ferro.
Ofereça a Ogum , adicionando uma cerveja branca e uma vela branca de sete dias.
Além do tradicional churrasco com sete fios de costela assados com dendê e posto em uma bandeija com farofa de farinha com dendê, tomate salada verde e ovo cozido, tudo arrumado em uma ,grande bandeija ,acompanhado de cerveja branca e muita vela(uma de sete dias) .
Orações para Ogum.
Bravo guerreiro
que estais em todo terreiro
bravo guerreiro
amigo,irmão, bom companheiro,
que defende e acompanha os filhos de fé,
livrando-os das terriveis
tentações e maldições.
Bravo guerreiro
que no cintilar de sua espada
me acompanhas e me guardas.
Bravo guerreiro que estais no mundo inteiro,
me aconpanhas e me guarda,
hoje e amanhã no dia inteiro.

Outra, para ser feita todo dia,com uma vela acesa:
Eu................... soldado des são Jorge,filho de Ogum, espero que meus inimigos sejam dominados e tirados de sua força, para que não tenham força pra me fazerem mal algum.Nem hoje, nem amanhã por todo dia.Eu andarei livre como andou Jesus Cristo durante nove meses no ventre da virgem Maria.
Os soldados de são Jorge, pai Ogum, santo guerreiro ,me protejem e me ajudam aonde eu estiver.Farei amigos em toda parte e de ninguém serei aborrecido.Amém.



















quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

OS DEVERES DOS BRUXOS

Bruxo? Eu? È pode ser...
Ja fui e sou chamado de muitas coisas,bruxo,feiticeiro,mago,pai de santo,babalorixá.Que diferença fas, nunca vou contentar as pessoas mesmo. Aliás ,nem Cristo contentou.
Então para você, que me chama de bruxo,aqui vai mais um motivo,os deveres de um bruxo.
1-Todo bruxo deverá renegar a Deus.
O bruxo não pode acreditar em Jesus Cristo,nos santos e santas,cruz,crucifixo,nem fazer qualquer oração dirigida a Deus ou aos santos,nem frequentar as igrejas, aonde se mencione o nome de Deus.Não poderá pertencer a nenhuma de tais igrejas nem a qualquer seita ou credo religioso.
2-Todo bruxo ou bruxa deverá blasfemar continuamente;por menos que seja a razão e ao maximo possível, proferir nomes obcenos.
3- Todo bruxo ou bruxa só adorara ao diabo.
È dever do bruxo se lembrar do diabo diariamente,a cada momento, principalmente nas horas de se levantar e de se deitar,invocando-o pelos nomes de Lúcifer, Satanás etc...
4-Todo bruxo deverá se esforçar para não ter filhos,no entanto se os tiver,consagra-los ao diabo desde seu nascimento.
5-Todo bruxo deverá sempre jurar ,pelo nome do diabo e nunca pelo nome de Deus.
6- Todo bruxo deverá se alimentar de preferencia de carne.
7- Todo bruxo deverá a noite imaginar que prática o ato sexual, com o diabo ou sua consorte.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Lucifer

Lucifer!!!Nenhuma entidade ou demonio tem tantas controvérsias quanto ele.Para uns seu nome significa "portador da luz" , para outros o anjo bello.
Portador da luz tem sua razão, pois nas linguas antigas lucifer realmente siginifica portador da luz.Àlias ,trevas e luz,são os dois lados de uma mesma moeda.Um é reverso do outro, e um não existiria sem o outro.Como saberiamos o que é a luz se não fossem as trevas.Como distinguiríamos o bem sem o mal.Aliás você ja viu o bem sem o mal?Você saberia qual é qual sem os conceitos que temos de um e outro?
Você ja viu alguém ,falar do bem se antes não se pautar pelo mal.
Por outro lado, o que seria do nosso mundo se não tivessemos medo do inferno?No que viraria nossa vida?
Será ,que ,se o conceito de bem e mal ,não existisse,você saberia o que é certo do que é errado.
Você ,ja notou, que muitas pessoas temem a morte por acharem que vão para o inferno?Ja parou para pensar o que seria de muitas ceitas que se dizem cristãs,se não fosse o diabo ?Diga-se de passagem, eles até que dariam bons adoradores,não?
Enfim...
Lucifer,dentro dos terreiros de umbanda,leia-se kimbanda,também,é chamado de maioral.Acredita-se,e é verdade, que ele é o maior entre todos os exus de Kimbanda.Há inclusive alguns que o chamam de exu rei.
Para outros voltados a magia de São Cipriano ele é o diabo,embora eu ache que sejam duas entidades diferentes.
No mesmo livro de são Cipriano, relata-se:"...Apresenta-se como quizer."È possuidor de belissíma capa preta,forrada de vermelho.Tem feições finas e seus gestos e atitudes são de um perfeito cavalheiro.
Pode se transformar a seu bel prazer,apresentando-se aos videntes ,sob a forma de qualquer espírito,contudo sempre,dotado de arrogancia no porte.Gosta de ser chamado de majestade e ,dizendo-se rei,como tal,gosta de ser chamado.
Lucifer em outras eras,mais antigas que nossos atuais continentes,foi um avatar.Ele caiu porque quiz trazer para si os erros de uma geração inteira.
Não o considero ruim, o considero um bom e nobre amigo.
Lucifer, proteje-me e leva meus pedidos até os lugares devidos, em ti deposito minha confiança e minha riqueza maior.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

As sete linhas de Umbanda

Nada é mais divisório na umbanda,que suas sete linhas,não importa o que você entenda ou ache,você sempre estará certo e errado ao mesmo tempo.
Dentro da umbanda diversos autores se pronunciaram e não deram respostas definitivas a este assunto.
A umbanda sempre procurou achar o caminho da união entre sua doutrina e sua organização, mas sempre se esbarrou em um único assunto,as suas sete linhas.
Não existe divergencia quanto a sua existencia,mas sim quanto a sua formatação.
Para Antonio Alves Teixeira (Neto),em seu livro Pomba Gira as Duas Faces da Umbanda,elas seriam:Linha de Oxala,linha de Yemanja,linha de Ogum,linha de Xangô,linha de Oxóssi,linha do oriente,linha de são Cipriano ou de pretos velhos.Ja ,seguindo mais para a frente na linha da história o mesmo Antonio Alves Teixeira(Neto),em seu livro Omulu o médico dos pobres cita:Linha de Oxala,linha de Yemanja,linha de Ogum,linha de Xangô, linha de Oxóssi,linha de Oxum,linha de Omulu!!!
Para outros,além das cinco primeiras , que não há divergencias,existem mais estas duas:Linha de Cosme e Damião ou de ori e linha de Omulu, que geralmente é bem aceita por todos.
Ja para Rubens Saraceni, as sete linhas não seriam sete orixas;mas sim sete irradiações divinas.Isto é sete vibrações de Deus emanadas.
Quem está certo?Ninguém sabe , e talves nunca saberá, pois como foi citado, ninguém pode se dizer certo,mas também ,ninguém pode se dizer errado.
O certo ou o errado existe apenas para nós seres humanos encarnados,pois para eles que são nossos amados orixas,guias e companheiros nossos,estas divergencias não existem.
E eu?
Bom ,eu aceito a primeira versão de Antonio Alves Teixeira.Mas na verdade,não divirjo de ninguém.
HOMENAGEM.
Neste fim de mensagem quero mandar meu abraço para Antonio Alves Teixeira(Neto).Amigo (permita-me chama-lo assim),não se vives ou ja estás do outro lado da vida,não sei se és branco ou negro,alto ou baixo,na verdade de ti, não sei nada;mas quero lhe dizer que fostes muito importante em minha caminhada espiritual.
aqui ou lá que Oxala te proteja e te guarde,hoje,amanhã e sempre.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Prece ao poderoso Cobra Coral

Salve ó poderoso caboclo que tudo ve e tudo prove em minha vida.
Fas andar tranquilo pelos verdes campos de Oxóssi.
Leva meu pedido até os limites da eternidade,e alcança ,os brados de meus inimigos que se encontram revoltos.
Refrigera a minha alma e guia-me pelas veredas da justiça de pai Xangô.
Ainda que eu ande pelo vale da morte ,eu não temerei mal algum,pois Abaluaie esta sempre ao meo lado.
A minha direita carrego o cajado do mago da cobra, e a minha esquerda levo sete infernos a me protejer.
Unge minha corõa ó caboclo Cobra Coral com, o oleo consagrado por tupã, e afaste todos os obstáculos aos meus passos.
Que a minha taça de alegrias,o meu coração,transborde,com a alegria de Pedrinho da mata, bondade e misericórdia estarão comigo,pois ao meu lado caminha...
O CABOCLO COBRA CORAL.
AXÉ.

Prece dos Aflitos

Senhor Deus,pai dos que choram,
dos tristes,dos oprimidos,
Fortaleza dos vencidos,consolo de toda a dor,
embora a miséria amarga
dos prantos de nnoos erros, deste mundo de desterro
clamamos por vosso amor.

Nas aflições dos caminhos,
na noite mais tormentosa,
vossa fonte generosa,
é o bem que não secará.
Sois em tudo a luz eterna
da alegria e da bonança
nossa porta de esperança que nunca se fechará.

Quando tudo nos despreza
no mundo da iniquidade,
quando vem a tempestade ,
sobre as flores da ilusão!
Ó pai,sois a luz divina,
o cântico da certeza,
vencendo toda a aspereza,
vencendo toda a aflição.

No dia de nossa morte,
no abandono ou no tormento,
trazei-nos o esquecimento
da sombra,da dor, do mal!
Que nos ultimos instantes,
sintamos aluz da vida,
renovada e redimida
na paz ditosa e imortal


Seus piores inimigos

Você sabe quais são seus piores inimigos?
Não eu lhe respondo:
-O pessimismo,que impede de você evoluir e conquistar seus objetivos,fazendo-o ver-se ja derrotado antes da guerra começar.
-O complexo de inferioridade que fas você sentir-se menos que os outros e te impede de ver o quanto você é importante para o mundo.
-Os vicios , que destroem seu organismo, o seu bem mais valioso.
-Os medos, que te impedem de avançar na senda da espiritualidade e da vida.
-A indecisão ,que te fas escravo de outras pessoas, pois dependerás delas a vida inteira.
Como vence-los?
Ão deitar-se relaxe todos os musculos,se possível coloque uma música suave para ouvir, concentre-se em cada item por noite , vizualise-os como se fossem monstros ,e destrua-os um a um.Se preciso for peça ajuda aos poderes do universo :
Forças do universo ajudem-me a melhorar a minha vida,ajudem contra o monstro da(o).
Boa sorte e tenha fé em você mesmo.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Anjos e Demonios

Anjos e demonios são o reverso de uma mesma moeda.Um e outro representam a dualidade de nosso mundo mistico.
Hermes chamado trimegisto, ja apontava em sua tábua esmeralda:Tudo no universo é duplo,isto é tem dois lados.Mais adiante dizia :Assim como é em cima é embaixo,
Estas duas centensas Herméticas traduzem a base de todo o pensamento ocidental e todo o esoterismo do mundo moderno.
Mais que representar esta dualidade ,traduz em seu bojo e conteudo uma grande realidade que a grande maioria das pessoas não pensa, ou não quer pensar .
Uma realidade que para uns é terrivel e para outros é deveras fantática:
As trevas não vivem sem a luz, e a luz não vive sem as trevas.Uma e outra ,apenas existe, porque existe um oposto.
Saiba que anjos e demonios, são em seu intimo, uma imagem dual de nosso universo, é uma realidade que nem mesmo os teólogos podem refutar como mentira.
Um e outro fazem parte de seu dia a dia, mais do que você imagina.