quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Ogum-Senhor da Guerra

O senhor dos metais e da guerra, este é o moto de Ogum, quase todas as orações que se fazem a ele cita-se este moto.
O mundo assim eu considero, pelo menos é uma grande escola, onde se aprende a fazer muitas coisas entre elas nossa evolução, material e espiritual. Dentro deste princípio , os deuses das muitas culturas do mundo antigo se equivalem,se não vejam ,este paralelo que traço para o senhor dos metais e da guerra, nosso querido orixa africano Ogum.
Deuses da guerra existiram e existem em todos os lugares, na Grécia antiga ele era chamado de Áries ,na Roma antiga ele era Marte, para os Nórdicos Tevi, e da até pra falar que o Egipcio Amon, tem muito de Ogum também, que me perdoem os sábios em egiptologia.
Na umbanda ele é filho de Yemanja e Odudua,é o orixa que abre os caminhos para aqueles que o admiram e ccultuam.
Possui grande afinidade com Exu e Oxossi , que tradicionalmente são considerados seus irmãos.
Ogum nunca se importou com o reino de seu pai, pois vivia sempre as voltas com as raparigas , novos amores e novas paixões.Sua figura é a do lutador que partia sempre para novas conquistas e grandes batalhas.
Uma lenda antiga diz:" se alguém em meio a uma batalha gritar seu nome,ele virá em socorro daquele que invocou, mas se o chamarem sem uma causa justa,ele se enfurecerá e castigará sem piedade a quem o invocou em vão" .
As doenças que mais atacam os filhos de Ogum são, as doenças hepáticas, cefaléia, coração, presão alta,problemas auditivos.
Banhos de descarrego para Ogum:
-Espada de são Jorge,com arruda e alevante.
-Espada de são Jorge fervida e adicinada com cerveja branca(para Ogum guerreiro).
-Cravos brancos deixados na água por doze horas, colocando-se após arruda e guiné.
-Arruda macho com guiné,espada de são Jorge e quebra os males.
Comidas de Ogum:
Eran de Ogum.
-Figado
-Coração
-Bofe
-Cebola ralada
-Azeite de dendê
Cortam-se os miúdos todos de boi, e refoga-se com a cebla e o azeite de dendê.Depois de cozidos serve-se em um alguidar bem lavado ou em prato de madeira.
Feijoada para Ogum
Feijão preto
Carne salgada(charque)
azeite de dendÊ
Cebola
Louro
Uma panela de barro ou de ferro.
LImpe os feijões, desalgue a carne,cozinhe tudo com as folhas de louro.Depois de cozido refogue a cebola batidinha e despeje na panela de barro ou ferro.
Ofereça a Ogum , adicionando uma cerveja branca e uma vela branca de sete dias.
Além do tradicional churrasco com sete fios de costela assados com dendê e posto em uma bandeija com farofa de farinha com dendê, tomate salada verde e ovo cozido, tudo arrumado em uma ,grande bandeija ,acompanhado de cerveja branca e muita vela(uma de sete dias) .
Orações para Ogum.
Bravo guerreiro
que estais em todo terreiro
bravo guerreiro
amigo,irmão, bom companheiro,
que defende e acompanha os filhos de fé,
livrando-os das terriveis
tentações e maldições.
Bravo guerreiro
que no cintilar de sua espada
me acompanhas e me guardas.
Bravo guerreiro que estais no mundo inteiro,
me aconpanhas e me guarda,
hoje e amanhã no dia inteiro.

Outra, para ser feita todo dia,com uma vela acesa:
Eu................... soldado des são Jorge,filho de Ogum, espero que meus inimigos sejam dominados e tirados de sua força, para que não tenham força pra me fazerem mal algum.Nem hoje, nem amanhã por todo dia.Eu andarei livre como andou Jesus Cristo durante nove meses no ventre da virgem Maria.
Os soldados de são Jorge, pai Ogum, santo guerreiro ,me protejem e me ajudam aonde eu estiver.Farei amigos em toda parte e de ninguém serei aborrecido.Amém.



















Nenhum comentário: