sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

As sete linhas de Umbanda

Nada é mais divisório na umbanda,que suas sete linhas,não importa o que você entenda ou ache,você sempre estará certo e errado ao mesmo tempo.
Dentro da umbanda diversos autores se pronunciaram e não deram respostas definitivas a este assunto.
A umbanda sempre procurou achar o caminho da união entre sua doutrina e sua organização, mas sempre se esbarrou em um único assunto,as suas sete linhas.
Não existe divergencia quanto a sua existencia,mas sim quanto a sua formatação.
Para Antonio Alves Teixeira (Neto),em seu livro Pomba Gira as Duas Faces da Umbanda,elas seriam:Linha de Oxala,linha de Yemanja,linha de Ogum,linha de Xangô,linha de Oxóssi,linha do oriente,linha de são Cipriano ou de pretos velhos.Ja ,seguindo mais para a frente na linha da história o mesmo Antonio Alves Teixeira(Neto),em seu livro Omulu o médico dos pobres cita:Linha de Oxala,linha de Yemanja,linha de Ogum,linha de Xangô, linha de Oxóssi,linha de Oxum,linha de Omulu!!!
Para outros,além das cinco primeiras , que não há divergencias,existem mais estas duas:Linha de Cosme e Damião ou de ori e linha de Omulu, que geralmente é bem aceita por todos.
Ja para Rubens Saraceni, as sete linhas não seriam sete orixas;mas sim sete irradiações divinas.Isto é sete vibrações de Deus emanadas.
Quem está certo?Ninguém sabe , e talves nunca saberá, pois como foi citado, ninguém pode se dizer certo,mas também ,ninguém pode se dizer errado.
O certo ou o errado existe apenas para nós seres humanos encarnados,pois para eles que são nossos amados orixas,guias e companheiros nossos,estas divergencias não existem.
E eu?
Bom ,eu aceito a primeira versão de Antonio Alves Teixeira.Mas na verdade,não divirjo de ninguém.
HOMENAGEM.
Neste fim de mensagem quero mandar meu abraço para Antonio Alves Teixeira(Neto).Amigo (permita-me chama-lo assim),não se vives ou ja estás do outro lado da vida,não sei se és branco ou negro,alto ou baixo,na verdade de ti, não sei nada;mas quero lhe dizer que fostes muito importante em minha caminhada espiritual.
aqui ou lá que Oxala te proteja e te guarde,hoje,amanhã e sempre.

Nenhum comentário: