segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Quaresma!

Talves eu não saiba, mas vou tentar falar da quaresma, naquilo que nos diz respeito, isto é, em relação aos terreiros de umbanda.
A história que passo a relatar, ouvi da boca de uma senhora muito idosa, minha falecida mãe de santo; dona Julieta Santana, Julieta de Yemanja.
Respeitada ,por ser dona de terreiro, a mais idosa da cidade de Passo Fundo,ela é considerada umas das matriarcas da religião de matriz africana nesta cidade.Quando ela me contou a história ja estava esquecida então, talves em alguns detalhes haja falhas, perdoem-me, portanto.
Contava-me ela que certa feita Oxala resolveu visitar se u filho,Xangô em seu reino.Resolveu no entanto visitar ifá, para ver como seria a viagem.
Ifá em sua sabedoria, aconselhou Oxalá ,a não fazer a viagem, no que não foi atendido por Oxalá.Ifá então aconselhou o grande orixá a levar mais duas mudas de roupas e não parar para ajudar a ninguém, conselho que Oxalá aquieceu.
Tudo pronto Oxalá, partiu em sua viagem, cansativa, muito cansativa.Tão cansativa que resolveu fazer uma parada no meio do caminho.
Enquanto Oxalá descansava , passou um homem carregando grande cantaro com alguma coisa dentro.Resolveu ajudar , ja que o homem parecia cansado.Lembrou-se porém do conselho que Ifá lhe déra.Mas que coisa, Ifá não entendia de caridade, quem entendia de caridade era ele.Resolveu ajudar o pobre homem.
_O que carrega ai meu bom homem-Perguntou-lhe oxalá.
-Vinho para a festa de meu senhor!-REspondeu-lhe o homem, que na verdade era Exu disfarçado.
Deixa-me ajuda-lo!-Disse-lhe Oxalá em contrapartida.
Exu malandro, passou para Oxalá o grande odre de vinho, e mais adiante passou a perna em Oxalá, derrubando-o e consequentemente derramando o vinho todinho em Oxalá.
Oxalá, teve então de levantar-se, limpar-se e partir de novo em sua caminhada.
Mais na frente ele encontrou de novo Exu, disfarçado de novo na forma de um menino, a tentar pegar porcos em um chiqueiro,(que álias nem era dele)corre para cá, corre para lá ,e nada de conseguir pegar o porco.Oxalá então condoeu-se da situação do menino e resolve ajuda-lo na confiança de que primeiro era um menino, que mal havia em uma criança!
Segundo ele tinha uma muda de roupa limpa ainda.Corre aqui, corre ali e Oxalá pega o porco e o entrega ao menino-Exu.
-Toma meu bom menino, leva ele para sua casa e bom proveito...
-Obrigado Oxalá!
Oxalá então estranha ,pois o menino toma rumo oposto da casa, e com medo resolve perguntar:
-Escuta! Tu não moras ali adiante! Aonde vais?
-Não moro além daquelas colinas ali- responde exu.
-Mas o porco tu compraste?
-Não , nem sei quem é o dono! Responde-lhe exu a sair em louca disparada, deixando Oxalá bravo consigo mesmo.
Não há remédio, ele toma outro banho, muda sua roupa, colocando sua última roupa que trouxera e parte ,logo após paga o dono do porco, pois este ,humilde e simples ,não podia ficar com o prejuizo.
Mais adiante Oxalá encontra de novo exu, travestido de um homem idoso a fugir de um touro bravo.
-Não, de novo não! Agora ele não vai parar-me e pregar-me outra peça!Pensa Oxalá.
Qual! Leso engano.Exu ao notar que ele não pararia, chamou-o:
-Bom homem, não podia tirar o touro do meu caminho para que eu poça descerda árvore?- Pergunta-otrepado em um pé de maçã.
Oxalá ,condoeu-se de novo, pensa que exu não ia lhe fazer este pedido e parte em sua ajuda.Briga, corre , mas consegue fazer o touro partir, no entanto sua única roupa está toda esfarrapada.Mas ele está feliz ajudou alguém necessitado, e em apuros.
Para sua surpresa , o homem idoso desce da árvore da uma gargalhada e some em uma nuven de fumaça.
Sem outra muda de roupa, com raiva novemente, ele parte com as roupas em frangalhos.
Ao chegar ao reino de Xangô, é preso pelos guardas e ainda tem de passar pela humilhação de não ser reconhecido pelos subalternos de Xangô:
-Acha que é Oxalá?Ele não andaria por ai assim.Não ele!!!
Passa então quarenta dias preso nas masmorras de Xangô, tudo se atravessa no reino do orixa da justiça. crianças não nascem, males ,tempestades , pragas diversas.
Xangô então resplve consultar Ifá, este lhe diz que em sua masmorra se encontra um homem preso injustamente.
Xangô resolve investigar ´e lá encontra Oxalá.
Tira-o de lá! Dá-lhe roupas novas e uma grande festa em sua homenagem.tudo volta ao normal!!!
Independente desta história estar correta ou não.Independente de qualquer outra coisa, tira-se lições desta história.
Você que le, que ouve-me por estás linhas ,reflita e ache um motivo para cuidar-se nesta quaresma, ela representa os quarenta dias que Oxalá passou preso no reino de meu pai Xangô.
Everaldo!

Nenhum comentário: