segunda-feira, 3 de março de 2008

Ainda a Quaresma!

Sou de um tempo aonde os terreiros não funcionavam na quaresma!
Me joguem pedra se quizerem, mas se pronunciem a respeito."Falem mal! Mas falem de mim."
Minha mãe de santo, Julieta Santana, umas das mátriarcas das religiões de mátriz africana na região do planalto gaucho ,de saudosa memória, ia pelos meados de Fevereiro para a práia,litoral do Rio Grande do sul, para cultuar Yemanjá. Lembro-me que na volta, ela não vinha conosco, ficava em sua mãe de santo, fazendo um chão de misericórdia ,um bori pedindo saúde para sua mãe Yemanjá.Talves por causa disto, o terreiro ficava fechado na quaresma, que estava logo ali, adiante.
Na quaresma não se lidava com caboclos ou orixás, se lidava com exus e pretos velhos.Os únicos que giravam na quaresma.
Os exus tomavam conta de tudo,giravam na grande maioria dos terreiros, pois uma parte deles na nossa região, fechava suas portas.
Nossos anjos de guarda se retiravam ,a príncipio ,para prestar contas de nossos atos perante a espiritualidade superior, entregando nossas cabeças para os pretos velhos, únicas entidades de luz, que giravam na quaresma.
A volta era marcada por festas, logo ali estava o sábado de aleluia, que era marcado ,com umapequena homenagem para os eres, para quem não sabe ,aqui no sul, no batuque ,sábado de aleluia é o único dia em que os orixás se manifestam a luz do dia, de resto apenas a noite.Pelo menos na época era assim.
Ja em se guida tinhamos a festa para ogum, com uma grande procissão para o santo guerreiro.Invariavelmente, a procissão saia de pai Giovan de Yemanja, e seguia para a terreira de vó Julieta Santana, como era conhecida.
E o nosso mundo de iniciados na ságrada religião africana continuava...
Na época de iniciado aprendi que a religião era algo sagrado, algo que nós iriamos aprender a cultuar direito, algo que nós tinhamos que ter muito respeito e muito amor.
Aprendi que depois da meia noite alguns pretos velhos viravam exus, mais tarde viria a saber ,que existem pretos velhos ,que são cruzados com exus, por isto a idéia que após a meia noite eles viravam exus.
Não se abria o congá de umbanda eles ficavam fechados e sómente no sábado de aleluia eram abertos.
Hoje tenho a tendencia pra quebrar tabus, ja começo apensar por que o congá de exu tem de ficar fechado, por quê???
Afinal o exu não é o mensageiro dos orixas??? Porque que ele tem de ter guampa e chifres???
Fis esta pergunta para seu sete chifres sabe o que ele respondeu??? Não??? Em outra postagem eu digo pois isto dará muito pano pra manga.
Em minha infância ,na quaresma, rezava-se muito, ouvia-se rádio bem baichinho, e não se ia para bailes e festas.Álias ,em Passo Fundo ,surgiu uma história uma vez...
Tinha um clube dancing em plena avenida Brasil, a principal da cidade.O club dancing,acho que se chamava Cacimba, funcionava em plena quaresma; vai dai que se espalhou a noticia que o homem, o diabo, o tinhoso, o capetoso, andou por lá dançando, há gente que até hoje ,jura depé juntos, que dançou com ele.
Diziam que ele era bonito, (um charme) vestia-se bem e falava bonito..
Verdade ou não, o fato é que a Cacimba faliu e hoje nem o prédio existe mais.
Na quaresma vó Eva e vô Jango não falavam palavrões, jamais diziam não, pois diziam que o "homem" andava no mundo.
Enfim tudo passa, e a gente evolui, aprende, progride e...
Tenta derrubar tópicos...




Um comentário:

Pai Joãozinho Galerani disse...

Querido irmao de Fe..
Seu post sobre a quaresma é otimo!
Sera que posso linkar seu blog ao meu?
www.terreirodavobenedita.blogspot.com
Abraços
Joaozinho Galerani