quarta-feira, 19 de março de 2008

Umbanda!Querida Umbanda!

O sábado de aleluia marca, o fim da quaresma e o inicio0 dos nossos trabalhos de umbanda.
Com o fim da quaresma as coisas antes, pesadas ficam mais leves, espiritualmente falando, nossos caboclos voltam com força total, nossos pretos velhos mais falantes do que nunca, as crianças de umbanda mais alegres.
A vida dentro dos terreiros de umbanda se renova e fica mais alegre.
Filhos de fé que antes vinham com cansaço e um pouco preucupados , parecem que se retratam ante a espiritualidade, voltando com carga total.
O agora chamado centro de umbanda os Portáis da Mágia, antes chamado de caboclo cobra coral, começa bem sua paragem espiritual, começa trabalhando com crianças, Nossos ibeijes, ibeijada, ou simplesmente "os cosme" como chamamos aqui.
É hora de prepara as cocadas num sincretismo com os bahianos de a muito presente em nossa religião, simbolizando a mágia da boa e velha Bahia.
Salada de frutas são preparadas, o nosso velho "atam" numa linguagem africana, que álias a umbanda não consegue se livrar, nem sabemos se queremos nos livrar dela; cá para nós, cai bem não é???
Bolos recheados com frutas, muito merengue e doce de leite, cuidado para seu Luizinho não melecar a cara da Joaninha com o merengue do bolo!!!
Guaranás, em abundancia, pois festa de crianças sem guaraná, bhá nem é festa , álias seu doum só toma na mamadeira, não podemos esquecer dela...
Balas e pirulitos, chocolate, hum... Seu Joãozinho vai adorar!!!
Suspiros, sorvetes secos, lingua de sogra, para a Mariazinha rasgar!!!
E la pelas tantas, seu Pedrinho da mata ,o dono da festa chamará todos para brincar de roda...
Até vejo ante meus olhos está visão esplendorosa, de fantasias e alegrias pelo dever cumprido, pelo inicio de mais um ano na liturgia de umbanda,ano de muito trabalho, mágias e encantos...
Vou rever meu preto velho, Pai Gregório da Bahia, contando seus causos para a gurizada, ensinando sem que eles se deêm conta..
Seu Cobra coral, com sua sabedoria, que parece mais um sábio que um caboclo...Besteira, ele sempre foi sábio e sempre será, ele , o mago do cajado da cobra...
Rever seu Corisco, cangaceiro de lampião, bahiano arretado...
Temer Pai Xangô da sete pedreiras, pois quem teme e respeita não leva bordoada, não erra!!!
Hora de ficar extasiado frente a beleza de Oxum, a paciência de Yemanjá, a força de Yansã.
E lá vem Ogum... Oxóssi... Omulu...
Umbanda!!!
Eu te amo umbanda!!!
Com todas as minhas forças, eu te amo!!!
E vou continuar te amando enquanto viver...
E após minha morte, não te amarei mais...Serei parte de tu mesma...Serei integrante de tua história, mais que te amar, eu te levarei em meu próprio ser...
Em meu espírito, ficará encravado as palavras:
Umbanda e amor.

Nenhum comentário: