quinta-feira, 27 de março de 2008

Os caboclos de umbanda

Oke caboclo
vem ver a sua aldeia(bis)
cobra coral vem ver
a sua aldeia
Assim começa um ponto , que nós da umbanda chamamos, de chamada geral, na linha de umbanda.
Os caboclos de umbanda, povo da mata, trabalha a muito tempo na umbanda, álias eles foram os pioneiros, através do caboclo sete encruzilhadas, que em mil novecentos e oito(1908), fundou a umbanda, ou alabanda, sentindo que a vibração da palavra não soava bem , resolveu mudar para aumbanda, o cambono que então nascia na umbanda ali, anotou "a umbanda" como se fosse uma espressão, assim nasceu a umbanda, na cidade do Rio de Janeiro, na casa de Zélio F. de Morães.
Zélio era de familia católica, tendo em sua familia até mesmo alguns padres e freiras.Em sua infância teve paralisia até que foi curado pela influencia do caboclo das sete encruzilhadas.
Nascia ali a religião de umbanda, a mais brasileira de todas as religiões.sob sua influencia ,grandes personalidades politicas e históricas militaram.Grandes filmes e livros , nasceram para o mundo.Grandes homens tentaram, e levaram sua luz até os lares brasileiros.
A umbanda cresceu porque soube levar em seu circulo de sabedorias ensinos de outras religiões.Assim a umbanda, se acresceu de mantras, pontos cantados(louvações), orações, defumações, litanias etc...
Do nativo brasileiro a umbanda trouxe as defumações e banhos de descarrego ,com folhas e de rios( ja esperimentaram um?). Trouxe também guias e miçangas nativas, como só aqui se acha, de lágrimas de nossa senhora, esporão de galo, sementes de frutas diversas e de até sinamomo.
A influencia dos caboclos dentro da umbanda é tão grande, que talves não existisse umbanda, sem caboclos(será?).
com seus charutos chamados de sacatrapo, ou curuto, os caboclos fiseram sua fama.Bebendo vinho tinto seco ou suave, recebendo seu axé de frutas e de carne(alguns); vestindo roupa branca, andando de cocar na cabeça e pés no chão, eles são o braço forte da umbanda.Por favor não confunda, os pretos velhos são a suavidade, a sabedoria e a experiência da umbanda.
Dentre todos encontramos:
Cobra Coral- o mago do cajado da cobra
Sete cobras- andarilho juremeiro e um dos mais antigos
cacique Aimoré- O mais velho e sábio
Pagé tupinambá-O mais feiticeiro e curador
Pena branca- o guerreiro da paz
Guarani- síntese de um povo
Ubirajara do peito de aço-o mais valente
Cabola Jurema- a flecheira e cacique de uma raça
Iracema- candura e paz
Jandira- a menina dos olhos do cacique Aimoré.
Enfim, todos caboclos juremeiros, todos valentes guerreiros, que levam a sua frente a bandeira de Oxalá.
Que todos os caboclos nos iluminem e guiem seu povo no rumo da paz maior, resultado da nossa paz interior.
A todos os nossos abraços e homenagem, sintam-se todos homenageados pelo centro de umbanda os portais da mágia.
Mestre Lux e Tenebris.

Nenhum comentário: