sábado, 19 de julho de 2008

PAI GREGÓRIO DA BAHIA!


Eis ai um grande trabalhador das lides umbandistas!
Ja dizia minha mãe de santo, de saudosa memória:"todo preto velho depois da meia noite vira pra exu..."
Bem se a história é verdadeira , eu não sei, pois procuro não desafiar a sabedoria popular.
O que eu sei é que este preto velho , calmo como só ele, tem cara de santo e não de exu...
Umas das primeiras entidades, a incorporar neste médiun, é sempre motivo de alegria, quando as pessoas , sabem que ele vai vir ao mundo fazer sua caridade.
Arcado, pelo sofrimento e pelo peso da idade, pois ele diz que morreu com cerca de noventa anos, chega sempre quando as coisas precisam se acalmar e tomar novos rumos.
Prefere ao se incorporar em seu médiun. se apoiar em sua bengala, e receber seu pito, seu cachimbo, para relembrar os tempos de terra.
Usa preferencialmente guias de lágrimas de nossa senhora a que ele chama de rosário de pai preto.
Qual a primeira coisa que ele fas ao chegar a terra?
Olhar os pés de seus filhos de terra para ver se estão de pés no chão, e dar umas bengaladas em alguns que ele acha que estão em dívidas com alguma coisa.
Pai Gregório , gosta muito de ouvir histórias e causos ao término de seus trabalhos, mas se elas não chegam, ele mesmo as conta, como um velho vovô, conta aos seus nétinhos.
Em determinada sessão o bondoso preto velho conta umas passagens de sua vida:
Nasceu escravo em uma senzala nos confins bahianos, viveu a cata de cacau e cana de açucar em sua vida, e quando veio a lei Aurea ele estava velho demais para aproveitar a liberdade e conseguir seu sustento, então foi viver com os padres que o utilizavam para tirar esmolas nas saidas das missas, nem tudo foi ruim, ressalta, pois ele aprendeu muitas rezas e orações com os home de batina preta.
Pai Gregório não , gosta de fazer maldades, mas as desmancha como ninguém, grande rezador, ele preza muito seus aparelhos, "pois servem, para ele descontar seus erros, e ajudar os outros".
Suas comidas preferidas: bolo de milho ou de fubá, café preto sem açucar, vinho tinto suave, rapadura de coco, mel, revirado, e chá de cacau.
Quem quizer lhe dar uma oferenda, deixe algumas destas coisas , na escadaria de uma igreja(não acho boa idéia)ou embaixo de uma árvore solitária no campo, pois o bom velhinho gosta de ficar sentado ali meditando e vendo seus filhos passarem.
Pai Gregório
Ouve a mente de teu filho
proteje aqueles que estão angustiados
mostra-lhes as soluções para seus problemas
e abençoa a minha familia
Ao deixar a oferenda reze um pai nosso, ele acompanhará você nesta oração e você se sentira mais confortado e verá que tudo vai melhorar.
Pai Everaldo de Xangô

Nenhum comentário: