sexta-feira, 5 de junho de 2009

SESSÃO DE UMBANDA!

Meus médiuns, e principalmente os novatos, me perguntam como fazer uma sessão de umbanda, ou como deveria ser uma sessão de umbanda?
Bem; para aqueles que se fazem, também com alguma frequencia esta pergunta aqui vai umas dicas, lembrem-se que :
-O que é certo para mim, necessáriamente não precisa ser para você.
-A umbanda é multidiciplinar,e multi facetada, ou tem muitas maneiras de ser, e isto influencia a sessão de umbanda.
-A maneira de você  cultuar seus guias deve ser um espelho de sua crença!
Levando tudo isto em conta, faça assim:
1-RISCAR PONTO
Mesmo em meu terreiro com todos os assentamentos e firmezas eu não começo uma sessão sem riscar um ponto,eles são a assinatura da entidade, a chamada maior, e numa sessão de umbanda, darão uma firmeza maior em seus trabalhos.
O ponto deve abrir e fechar a sessão e sobre ele você coloca, uma vela branca ,acesa e um copo com água, que após a queima total da vela deve ser despachado na rua, pois ele conterá as cargas da mesma.
Quanto ao ponto , risque sempre o ponto da entidade responsavel pelos trabalhos , seja ele um preto velho ,um caboclo ou um cosme(criança da umbanda).
2-CONCENTRAÇÃO
Eu sempre aconselho aos médiuns chegarem no terreiro pelo menos meia hora antes, isto faz com que eles, antes consigam conversar,(as mulheres sempre tem fofocas para botar em dia), ajudem na organização dos trabalhos da mesma, e 5 minutos ou 10 antes se concentrem em seus guias.Esta concentraçãoatrairá as entidades e ajudará a preparar o ambiente da mesma, tornará com certeza a sessão mais leve e os trabalhos serão melhores aproveitados.
3-ABERTURA
Nesta parte você pode se utilizar de preces e orações, nela vocêpede licensa e ajuda para os trabalhos que ira iniciar em seu congál, eu prefiro iniciar com a prece de káritas, mas você é livre para iniciar como quizer,os sites estão cheio de  pontos e abertura e em alguns você até baixar em seu pc.
4-DESCARREGO PRELIMINAR DA PARTE FÍSICA
Nesta parte você se utilizará das defumações, sempre defume primeiro seu congal, após seus médiuns, sua assistencia, suas roupas,quando as tem, jamais tenha pressa, pois ela é inimiga da perfeição.
Após a defumação eu ainda tiro pontos de descarrego, os médiuns e a assistencia se descarregam 
e contribuem cantando os pontos.
Vizando firmar a corrente eu após tiro um ponto de firmeza.
5-DOUTRINA
eu acho importante antes da sessão propriamente dita ensinar ou doutrinar meus médiuns, mas você pode pular esta parte ou deixar seus guias fazerem ela.
6-BATER CABEÇA
Bater cabeça é sinal de respeito, e eu não começo sem esta obrigação e direito.
7-CHAMADAS DAS ENTIDADES
8-PASSE DAS CRIANÇAS(AS CRIANÇAS FISICAS)
9-PASSE DOS ADULTOS
10-PASSE DOS CAMBONOS E OGÃS
11-DESIMCORPORAÇÃO DOS MÉDIUNS EM DESENVOLVIMENTO E POSTERIOR PASSE.
12DESIMCORPORAÇÃO DOS DIRIGENTES
13-FECHAMENTO DA GIRA
Que deve ser feito com pontos nova batida de cabeça e pedido de proteção.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, gostaria de falar com o responsável pelo blog. Você poderia mandar um email para mim? ligiapsc@gmail.com

Obrigada!