sábado, 24 de maio de 2008

LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS

13 de Maio de 1888!!!Aproximadamente 15 horas!!!Expectativa no paço imperial!!Frente a dez mil pessoas, a Princesa Isabel se torna redentora de uma raça, ao assinar a lei áurea...
Gritos de viva sua majestade, aplausos...
Lágrimas nos olhos dos filhos de uma raça, que construiu a riqueza de uma nação.
sim.Construiu.Pois o negro, no seu lombo carregou a saúde financeira do império.O negro , em seu lombo,ergueu um país de proporções continentais.O negro em seu lombo, influenciou a cultura, a língua, a religião, a comida, etc...
Historicamente até, a década de oitenta a abolição da escravatura foi muito comemorada.Após este período, com o advento do movimento negro, iniciado ainda em 1950, esta comemoração caiu em des uso.Afinal porquê comemorar algo que não aconteceu!!!
O negro continuia sendo a classe mais pobre do país, salvo raras exessões. E continua sendo escravo em sua grande maioria, apenas mudou-se o tipo de escravidão.Saimos da chibata dos feitores de escravos, para a chibata do mundo moderno.
O centro o portal da mágia comemora esta data;não com motivo de alegria, mas como motivo de reflexão.
Pai Gregório da bahia, bahiano bom e feiticeiro diz:
"Meu filho, o que nós temos para comemorar? A vinda de um povo contra a sua vontade. para uma terra longinqua e estranha?"
Os médiuns do terreiro emudecem, nada sai de sua garganta.E ante este emudecimento o bom negro velho replica, respondendo:
"Vamos agradecer a Deus pai todo poderoso,por ter dado sabedoria, para nóis preto velhos, e muitos outros espíritos de luz, ter aprendido o valor de servir o próximo.Vamo comemorar, a luz, que a escravidão nos ofereceu.Mas isto; nóis pretos velhos comemoramos todo dia, em nossas preces, ao grande pai..."
Segue a festa e no seu cepo o bom velhinho canta seu ponto:
Igual a Pai Gregório não tem
igaul a Pai Gregório não há
procure de vela acesa assim mesmo não vai achar


Os pretos velhos compoem a sétima linha da umbanda, linha das almas,de Omulu ou de São Cipriano. Recebem suas oferendas em muitos lugares(portas de igrejas, encruzas,pés de arruda etc),Gostam muito de café preto, rapaduras, e canjicas.Suas cores são branco e preto e ao fazer uma oferenda a preto velho é de bom tom rezar uma ave Maria ou um Padre Nosso.
Adorei as almas!!!
Salve todos os Pretos velhos!!!
Salve o povo da Bahia!!!














1